A pedido do cineasta e escritor belga Jean-Pierre Dutileux, o Gran Cine Bardot, em Búzios, será palco para a pré-estreia do documentário “Raoni, uma amizade improvável”, que entra em circuito nacional a partir do dia 26 de setembro. A sessão com entrada franca acontece nesta quinta (19), às 19h, com a presença do cineasta e do produtor Marco Altberg, que participarão de um bate-papo após a exibição. O longa traz o testemunho da amizade entre Raoni e Dutileux, duas pessoas de mundo completamente opostos, que construíram uma forte amizade ao longo de cinquenta anos.
“Raoni, uma amizade improvável” resgata momentos marcantes dos dois amigos através de um rico material de arquivo com imagens desde o primeiro encontro, nos anos 1970, até hoje, passando pelos inúmeros reencontros nas décadas seguintes: na aldeia Txucarramãe e nas grandes cidades – São Paulo e Brasilia; e nas campanhas pela Europa e América do Norte, onde foi recebido por chefes de estado e papas, buscando sensibilizar o mundo para as graves questões climáticas, invasões e ataques ao seu território na região do rio Xingú por garimpeiros, madeireiros e outros invasores.
Cansado e debilitado após ter contraído Covid por mais de uma vez, quando menos se esperava, o cacique Raoni ressurge na cerimônia de posse do novo governo brasileiro eleito, como representante máximo dos povos indígenas, simbolizando a resistência na defesa dos seus direitos e da sua cultura.
O que: pré-estreia do filme ‘Raoni, uma amizade improvável’
Quando: quinta-feira (19 ), às 19h
Onde: Gran Cine Bardot (Travessa dos Pescadores, Centro, Búzios)
Preço: gratuito, entrada franca