InícioRegião dos LagosArraial do CaboCinco praias de Arraial do Cabo são afetadas por derramamento de óleo

Cinco praias de Arraial do Cabo são afetadas por derramamento de óleo

Empresa responsável já foi identificada. Meio Ambiente segue de prontidão para o caso de novas aparições

Desde a segunda-feira da semana passada, as praias de Arraial do Cabo têm sido impactadas por placas de óleo que vêm se espalhando ao longo da costa. O problema começou de forma pontual, afetando apenas uma praia, mas rapidamente se alastrou e já atinge cinco praias da cidade.

As praias afetadas são a Praia do Pontal, Praínha, Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia Grande e Praia dos Anjos – que está sendo palco da Copa Brasil de Vela de Praia 2023 até o domingo (4). A presença do óleo tem causado preocupação entre os moradores e turistas, bem como nas autoridades locais. Diversos órgãos estão envolvidos nas operações de contenção e investigação, entre eles a Petrobras, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Jorge Oliveira, secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, tem acompanhado de perto todas as ações realizadas pela equipe responsável. Desde o início do incidente, uma grande estrutura de prontidão foi montada, visando a resposta rápida e eficaz diante do problema. As equipes estão em alerta total e permanecem em operação, atentas a qualquer nova mancha de óleo que possa surgir.

Após intensos esforços, foi identificada a empresa responsável pelo derramamento de óleo nas praias de Arraial do Cabo. Os trabalhos de investigação continuam, visando responsabilizar os responsáveis pelo incidente e adotar as medidas cabíveis para evitar que novos casos ocorram no futuro, explica Oliveira.

A população local e os visitantes são orientados a permanecerem atentos e informarem imediatamente as autoridades competentes caso identifiquem novas manchas de óleo nas praias. A conscientização e o engajamento de todos são fundamentais para garantir a preservação do meio ambiente e a rápida resposta diante de situações como essa.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo