back to top
24/11/2024 — 05:36
  (Horário de Brasília)

Cinco praias de Arraial do Cabo são afetadas por derramamento de óleo

Empresa responsável já foi identificada. Meio Ambiente segue de prontidão para o caso de novas aparições

Compartilhe

Desde a segunda-feira da semana passada, as praias de Arraial do Cabo têm sido impactadas por placas de óleo que vêm se espalhando ao longo da costa. O problema começou de forma pontual, afetando apenas uma praia, mas rapidamente se alastrou e já atinge cinco praias da cidade.

As praias afetadas são a Praia do Pontal, Praínha, Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia Grande e Praia dos Anjos – que está sendo palco da Copa Brasil de Vela de Praia 2023 até o domingo (4). A presença do óleo tem causado preocupação entre os moradores e turistas, bem como nas autoridades locais. Diversos órgãos estão envolvidos nas operações de contenção e investigação, entre eles a Petrobras, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Jorge Oliveira, secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, tem acompanhado de perto todas as ações realizadas pela equipe responsável. Desde o início do incidente, uma grande estrutura de prontidão foi montada, visando a resposta rápida e eficaz diante do problema. As equipes estão em alerta total e permanecem em operação, atentas a qualquer nova mancha de óleo que possa surgir.

Após intensos esforços, foi identificada a empresa responsável pelo derramamento de óleo nas praias de Arraial do Cabo. Os trabalhos de investigação continuam, visando responsabilizar os responsáveis pelo incidente e adotar as medidas cabíveis para evitar que novos casos ocorram no futuro, explica Oliveira.

A população local e os visitantes são orientados a permanecerem atentos e informarem imediatamente as autoridades competentes caso identifiquem novas manchas de óleo nas praias. A conscientização e o engajamento de todos são fundamentais para garantir a preservação do meio ambiente e a rápida resposta diante de situações como essa.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo