back to top
21/11/2024 — 20:11
  (Horário de Brasília)

Cidades da Região dos Lagos registram até 90% de ocupação hoteleira durante Carnaval

Estimativa média de visitação nas cidades durante o período é de 300 mil pessoas. Maior fluxo de veículos na RJ-124 será no sábado, com previsão de 54 mil veículos à região

Compartilhe

Com o Carnaval chegando, os turistas que pretendem aproveitar o período na Região dos Lagos já estão de malas prontas pra cair na estrada. A maioria das cidades, segundo informações oficiais, estão registrando alta ocupação hoteleira, com até 90% de lotação. O fluxo de turistas em direção aos municípios começa a se intensificar ainda na sexta-feira (9), com cerca de 45 mil veículos passando pela RJ-124.

O dia de maior movimentação em direção à Região dos Lagos, de acordo com a ViaLagos, concessionária responsável pela RJ-124, é no sábado (10), primeiro dia da festividade, quando cerca de 54 mil veículos devem transitar pela rodovia.

Na Ponte Rio-Niterói, a previsão da Ecoponte, concessionária que administra a estrutura, é que o tráfego alcance cerca de 1,8 milhão de veículos entre esta quarta (7) a 19 de fevereiro. A expectativa é de maior movimento na quinta, com destino à Niterói e à Região dos Lagos, registrando a passagem de mais de 96 mil carros.

E não é para menos. Em Cabo Frio, a previsão é de 550 mil visitantes durante o período carnavalesco, segundo a prefeitura. Já em relação à ocupação hoteleira, segundo a Associação de Hotéis e Turismo da cidade, é de 90%.

Na cidade vizinha, São Pedro da Aldeia, a previsão é da visita de 100 mil pessoas, sendo estas consideradas um “público flutuante”, ou seja, sem a intenção de uma permanência prolongada. Quando o assunto é ocupação hoteleira, o município projeta, até o momento, uma média de 82,4%.

Já em Iguaba Grande, a estimativa é que 140 mil turistas visitem o município durante a festividade, sendo a ocupação hoteleira de 85%. Com expectativa 300 mil visitantes diários até o fim do Carnaval, em Arraial do Cabo, a conjectura é de que os hotéis e pousadas da cidade cheguem à lotação de 90%, enquanto Armação dos Búzios, auto-proclamado o “balneário mais badalado do Brasil”, estima 80,8%.

Em Saquarema, a perspectiva é que o fluxo de turistas seja de 300 mil. Já em relação à lotação de hotéis e pousadas da cidade, a estimativa é de 90% de lotação. Já em Rio das Ostras, a previsão é de que 50 mil pessoas circulem o município, coim 80% de ocupação. Contudo, de acordo com a prefeitura, a “tendência é crescer”.

O município de Araruama também foi questionado, contudo, apesar de inúmeras tentativas, não retornou.

Sobre os turistas que virão para a Região dos Lagos de ônibus, segundo a Auto Viação 1001, foi registrado um crescimento de 30% na venda de passagens de ônibus rodoviário, quando comparado com um final de semana comum.

Então, para atender a demanda, a empresa reforçou suas operações com ônibus extras. Foi informado, ainda, que a movimentação maior se destina para Cabo Frio e é originada do Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Governador Valadares.

Além disso, conforme dados coletados no site da empresa, todas as passagens com destino para a região já esgotaram.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo