Representantes de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama estiveram presentes no 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ), nesta segunda-feira (1º).
O evento aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, e contou com a participação de vários profissionais do setor, além do secretário Estadual, Gustavo Tuca, e do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo. O objetivo do fórum foi promover um amplo debate sobre ações e projetos voltados à categoria, que é uma das mais afetadas com a pandemia da Covid-19.
No encontro foi apresentado o Plano Estratégico da Setur-RJ para os próximos dois anos. Dentre os pontos destacados estão o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação dos municípios fluminenses em outras cidades do Brasil, além da realização de Fóruns Regionais, com transferência do Gabinete da Setur-RJ às doze regiões turísticas do Estado, com o objetivo de aproximar Estado, municípios e a iniciativa privada.
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rosa, e o secretário-adjunto de Turismo em Tamoios, André Carvalho, representaram o município, que teve como um dos destaques o exemplo de placas com informações culturais e paisagísticas da cidade. Também foi debatida a pavimentação da Estrada Nelore, que tem o projeto de oferecer uma importante opção de acesso a Cabo Frio.
Marco Simas, Secretário de Turismo de Arraial do Cabo, representou o município no encontro junto a subsecretária Tatiane Peyroteo, e levantou na ocasião, alguns dos principais desafios do turismo no Município, como o ordenamento do Turismo Náutico, a Legalização das atividades turísticas e o Plano de Mobilidade Urbana. Apresentou também o projeto em andamento, firmado em acordo com o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEARJ), que possibilitará a Sinalização Turística e de Trânsito em Arraial do Cabo. Para Marco, que é bacharel e docente em turismo, a mão de obra técnica qualificada para desenvolver políticas públicas é primordial, e em sua gestão, conta com um amplo corpo técnico de profissionais do setor.
O secretário de Turismo e Esporte de Armação dos Búzios não pôde estar presente, mas a pasta foi representada pela chefe de gabinete Karla Souza e a diretora de projetos turísticos Patricia Chaves.
Já pelo município de Iguaba Grande, a Guia de Turismo Gisele Rodrigues compareceu ao evento no lugar da secretária Carla Lavalle. “Nesse encontro tivemos a oportunidade de ouvir muitas autoridades que mostraram algumas ferramentas que irão fomentar o Turismo no interior do Estado. Entre elas foi apresentado o Portal Turismo Consciente; foi comentado sobre o ArtCred – Linha de crédito ao Artesão, sobre a plataforma do Cicloturismo, onde podemos abastecer e alimentar o Portal com as nossas trilhas e a Plataforma TurismoRJ que divulgará fotos de todos os municípios, atrativos, eventos”, conta.
A Secretaria Adjunta de Turismo de São Pedro da Aldeia, Andrea Tinoco, também marcou presença no encontro. Ela destaca que as diretrizes estaduais para o setor estão alinhadas com as estratégias municipais. “Foi um evento enriquecedor. Planejamento, capacitação e fomento foram as tônicas do encontro, que são temas que têm norteado nossa gestão, conforme as diretrizes municipais já firmadas e em andamento”, afirmou.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico,Cultura e Turismo de Araruama, Danieli Braz, representou a cidade. "Acontecimentos como este, estimulam a reflexão dos impactos da atividade turística e de tudo que ela abrange, tanto no âmbito econômico, como no social, indo de encontro com a nova visão de estratégicas do setor em nosso município", comentou.
Durante o evento, o “Guia do Turismo RJ”, um manual produzido pelos técnicos da Setur/TurisRio, foi entregue aos representantes do interior do estado. O conteúdo traz informações sobre o planejamento e a estruturação de ações e projetos que visem o desenvolvimento da atividade turística.
O encontro ainda disponibilizou dados, orientações, sugestões e explicações para direcionar o trabalho a ser executado por cada um dos gestores das cidades fluminenses. “O secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, abriu um espaço para diálogo e crescimento permanentes", destacou Andrea Tinoco.
ENCONTRO COM MOLON EM BUSCA DE INVESTIMENTO
Além do evento, os gestores da Prefeitura de Cabo Frio tiveram, também, um encontro com o deputado federal Alessandro Molon, em seu gabinete no Rio de Janeiro. Na pauta, a solicitação de verbas de emenda parlamentar para a realização de projetos turísticos em Cabo Frio.
“Fomos solicitar ao deputado uma ajuda de verba de emenda parlamentar individual, que poderá colaborar com os projetos que estamos preparando para a cidade. O deputado Molon se comprometeu em ajudar com essa parceria, que será muito bem vinda para possibilitar a realização de algumas melhorias que estamos programando para os próximos meses”, afirmou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rosa.