Uma pesquisa da Fecomércio-RJ apresentada nesta segunda-feira (17) revelou dados sobre a experiência de turistas estrangeiros no estado do Rio de Janeiro. Entre os destaques da pesquisa está a predominância do lazer (83%) como motivo da viagem dos turistas, que permanecem em média 10 dias no estado. Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo estão entre as dez mais visitadas do Rio com pernoite.
A pesquisa ouviu 866 turistas estrangeiros entre os dias 7 e 14 de março e a nota média dada pelos turistas para o estado foi 9,2, numa escala de 1 a 10. O estudo também avaliou os gastos efetuados e produtos mais adquiridos pelos turistas, além de indicar pontos positivos e negativos destacados pelos turistas durante a estadia.
Os turistas foram separados por continente, levando em consideração a proporção verificada na população observada no Anuário Estatístico de Turismo 2020. Os voos que partem especificamente do aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim – RIOgaleão (GIG) foram considerados, sendo 59,2% da América do Sul, 25,1% da Europa e 14,9% da América do Norte.
Entre as cidades mais visitadas com pernoite, destacam-se o Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio, Paraty, Arraial do Cabo, Niterói, Macaé, Petrópolis e Mangaratiba. No que se refere aos meios de hospedagem, os hotéis são a escolha da maioria (64,4%), seguidos pelas pousadas (20,7%) e imóveis via plataformas digitais (17,7%).
A pesquisa mostrou ainda que a grande maioria dos turistas (74,5%) não consideraram o estado do Rio de Janeiro um destino caro e 60,5% dos turistas estrangeiros realizaram compras durante a viagem ao estado. Roupas foram os produtos mais comprados (64,1%), seguidos por alimentos e bebidas (37,2%) e calçados (25,4%).
Destaca-se também que as autoridades dos governos federal, estadual e municipal e convidados do trade presentes no evento conferiram o potencial de compras previsto com a implantação da do Tax Free no Brasil. O conselheiro da Fecomércio-RJ, Otávio Leite, afirmou que a pesquisa é uma ferramenta importante para o fortalecimento do turismo no Rio de Janeiro e que a Fecomércio-RJ tem interesse em ajudar a alavancar a economia do estado como um todo.
Confira o resultado detalhado da pesquisa:
- Motivo da viagem – 83,4% Lazer/Passeio; 11,3% Negócios/Trabalho (Mice, congressos, feiras e seminários); e 5,3% Outros motivos;
- Tempo de permanência – 10 dias tempo médio de pernoite, sendo que 48,9% ficaram, em média, entre 8 e 30 dias no estado;
- Top 10 das cidades visitadas com pernoite – Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio, Paraty, Arraial do Cabo, Niterói, Macaé, Petrópolis e Mangaratiba;
- Meios de hospedagem – Hotel 64,4%, Pousada 20,7%, Imóvel via plataformas digitais 17,7% (com predominância da plataforma Airbnb), Imóvel de familiares 6,8% e Hostel 5,4%;
- Percepção de custos da viagem – Para a grande maioria (74,5%), o estado do Rio de Janeiro não é um destino caro. O que mostra que o estado é um destino amigável para o consumo dos turistas;
- Destino amigável para compras – 60,5% dos turistas estrangeiros realizaram compras durante a viagem ao estado;
- Principais produtos comprados entre esse percentual – Roupas 64,1%, Alimentos e bebidas 37,2%, Calçados 25,4%, Artesanatos 22,1%, Souveniers 22,1%, Artigos de perfumaria 13%, Acessórios de uso pessoal 10,1%, Bijuterias 6,5%, Joias/Pedras preciosas 3,1%, Eletroeletrônicos 2,7% e Relógios 1,1%.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.