30/12/2024 — 13:46
  (Horário de Brasília)

EXCLUSIVO / Cidades da Região dos Lagos apresentam baixa adesão à campanha de vacinação contra a influenza

Mesmo faltando apenas um dia para o fim da campanha, quase todos os municípios apresentaram dados menores que 40% de adesão por parte do público-alvo, sendo que o objetivo do Ministério da Saúde é chegar a 90% em todo o Brasil

Compartilhe

Com o término da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza programado para esta quarta-feira (31), a adesão à vacinação no estado do Rio de Janeiro mostra-se preocupantemente baixa. Sendo a meta imunizar 90% do público-alvo, até o momento, apenas 27,72% do estado foi abrangida. Conforme dados divulgados pelas prefeituras locais, a resistência está refletindo na Região dos Lagos. Mesmo faltando apenas um dia para o fim da ação, apenas um dos municípios ultrapassou 40% da população vacinada.

A campanha teve início no dia 10 de abril, sendo destinada, inicialmente, a grupos considerados de risco. No fim de abril, a imunização foi estendida a todas as pessoas que tenham seis meses de idade ou mais. Mesmo com a expansão do público-alvo, o número de adesão permaneceu baixo.

Na Região dos Lagos, São Pedro da Aldeia foi a cidade que menos aderiu à campanha, sendo apenas 17,09% do público-alvo vacinado, o que equivale a 8.053 de um total de 42.821 pessoas.

Araruama apresenta 21,95% do público-alvo imunizado contra a doença. O município não disponibilizou o número de moradores que faz parte deste grupo, contudo, pontuou que, infelizmente, a procura foi muito baixa.

Em Búzios, entre os 12.266 participantes do grupo prioritário, apenas 27% aderiu à imunização, conforme a prefeitura, o que equivale a 3.311 moradores, sendo a maioria idosos. O número foi menor que o ano passado.

Rio das Ostras, segundo a prefeitura, imunizou 29% de toda a população contra a Influenza. Em 2022, o número foi muito maior, chegando a 62,8%. A queda foi de 33,8%.

Ao todo, 4.555 participantes do público-alvo de Arraial do Cabo foram imunizados contra o vírus Influenza, o que equivale a 35,16% do total de 11.022. Um dado interessante é que, de 246 membros das forças armadas que residem na cidade, apenas um se vacinou contra a doença.

Cabo Frio também apresenta grande resistência quando o assunto é adesão à imunização contra a gripe. Ao todo, o público-alvo da cidade é composto por 82.048 munícipes, sendo apenas 37,81% destes imunizados, o que equivale 31.053 pessoas.

Em Iguaba Grande, 65,79% dos 11.387 moradores que fazem parte do público-alvo foram imunizados, o que equivale a 7.491 pessoas, sendo a maior procura por parte dos idosos.

Apesar de ser a cidade com maior índice de vacinados na Região dos Lagos, entre 2023 e 2023, Iguaba registrou uma queda de 11,3% na procura, sendo menos 1.287 pessoas imunizadas durante o tempo de campanha.

O Portal RC24h também entrou em contato com Saquarema, mas não obteve retorno.

Por conta da baixa adesão em todo o estado, Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro declarou que a imunização contra a gripe continuará sendo aplicada nos postos de todos os municípios fluminenses, apesar da campanha estar chegando ao fim. Algumas cidades como Cabo Frio, por exemplo, prorrogaram a ação, visando aumentar o número de pessoas vacinadas e evitar que a população fique vulnerável.

O vírus influenza, causador da gripe, apresenta um período de incubação de um a quatro dias e pode variar de infecção assintomática até formas graves da doença, especialmente em pessoas que apresentam fatores de risco.

Cidade% do público vacinado
Iguaba Grande65,79%
Cabo Frio37,81%
Arraial do Cabo35,16%
Búzios27%
Rio das Ostras29%
Araruama 21,95%
São Pedro da Aldeia17,09%
SaquaremaNão informado

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo