Moradores da Região dos Lagos devem ficar atentos às condições do tempo nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuvas intensas válido desde a manhã desta terça-feira (10) até as 23h59 de quinta-feira (12).
De acordo com o aviso classificado como perigo, a previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h. Nessas condições, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As temperaturas devem permanecer amenas na região, com mínima de 23°C e máxima de 27°C, com tendência de queda leve nos próximos dias. A umidade relativa do ar pode variar entre 60% e 90%, favorecendo a formação de nuvens carregadas.
A previsão aponta muitas nuvens ao longo de todo o dia, com pancadas de chuva isoladas pela manhã. Durante a tarde e a noite, a tendência é de aumento da instabilidade, com chuvas acompanhadas de trovoadas isoladas. Os ventos devem permanecer fracos, predominando entre as direções sudeste e leste.
Além da chuva, a Marinha do Brasil também emitiu um alerta de ressaca para o litoral do Rio de Janeiro. A previsão é de ondas entre 2,5 e 3 metros de altura, com início às 15h desta terça-feira e duração até 21h de quarta-feira (11).
Segundo os meteorologistas, o aumento das chuvas está relacionado ao avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste, que altera a circulação de ventos e intensifica as áreas de instabilidade. O ar quente e úmido predominante na região também contribui para a formação de nuvens carregadas, principalmente durante a tarde e a noite.
Diante da previsão, a orientação é que a população evite áreas alagadas, não se abrigue sob árvores durante tempestades e redobre a atenção em regiões próximas ao mar, devido à possibilidade de ressaca.
*Imagens: Youtube Point do Forte.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






