InícioRegião dos LagosMacaéChegada de equipamentos marca nova fase da construção da UTE Marlim Azul...

Chegada de equipamentos marca nova fase da construção da UTE Marlim Azul em Macaé

O equipamento de 500 toneladas, que chegou à cidade a bordo de uma carreta de 116 metros de comprimento que precisou de um esquema de trânsito na RJ-168

Consolidando as pretensões de Macaé em se firmar cada vez mais como a Cidade Energia, a nova etapa de instalação da Usina Termelétrica (UTE) Marlim Azul reafirma a referência do município como polo de produção e transformação do gás natural, produzido nas bacias de Campos e de Santos.

Segundo o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), o projeto da usina reforça a importância da Capital Nacional do Petróleo na caminhada para se tornar também a capital do gás natural e da energia.

“O projeto da [UTE] Marlim Azul consolida Macaé como referência em nosso Estado e no país, como polo de transformação do gás natural em energia, fomentando, assim, o mercado que está em expansão, impulsionando o nosso desenvolvimento. Essa nova fase também aquece a nossa economia e promove o efeito positivo: a geração de oportunidades de emprego para a nossa população”, destacou Welberth Rezende.
Nesta segunda-feira, 16, o canteiro de obras da UTE Marlim Azul em construção no Complexo Logístico e Industrial de Macaé (CLIMA) registrou a entrega do gerador que irá compor o sistema de produção da usina, um dos mais modernos e eficientes do mundo.

O equipamento de 500 toneladas, que chegou à cidade a bordo de uma carreta de 116 metros de comprimento que precisou de um esquema de trânsito na RJ-168, tem a capacidade de produzir 615 megawatts por hora (MW/h) de energia, o suficiente para suprir o consumo direto de 1,5 milhão de pessoas.
Para garantir o transporte em segurança do equipamento, a equipe da Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé começou a atuar com veículos e sinalizações, e a liberação da passagem de veículos, desde as primeiras horas desta segunda-feira.

De acordo com a prefeitura, em alguns períodos, a passagem de veículos da RJ-168 foi liberada para desafogar o trânsito proveniente da BR-101, no sentido Macaé, e também o trânsito para a região serrana, que foi paralisado na parte da manhã, com os ônibus que vinham da Serra desviados pelo Trevo dos 40, na altura de Cabiúnas.
Outra peça importante na construção da UTE Marlim Azul é uma turbina, fabricada no Japão pela Mitsubishi, e que também tem chegada a Macaé prevista para este mês, garantirá à usina a capacidade de produção de energia por 24 horas, lembrando que a previsão é de que a UTE entre em operação já a partir do 1º trimestre do ano que vem.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo