11/08/2025 — 01:44
  (Horário de Brasília)

Charitas, em Cabo Frio, recebe espetáculo ‘Lis, a saga da mulher’ neste domingo (10)

Produção conta apenas com mulheres na equipe e integra projeto contemplado pelo Edital Fluxos Fluminenses da Política Nacional Aldir Blanc

Compartilhe

Acontece neste domingo (10) a apresentação do espetáculo “Lis, a saga da mulher”, da Cia de Artes EM CriAção, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), em Cabo Frio, às 14h. A entrada é gratuita. A exibição faz parte do processo de criação do projeto, que também inclui leituras dramatizadas e rodas de conversa, e foi contemplado pelo Edital Fluxos Fluminenses da Política Nacional Aldir Blanc.

A produção conta apenas com mulheres nas funções artísticas, técnicas e de serviços contratados. O enredo aborda a liberdade feminina e as diferentes formas de opressão, repressão e violência contra os corpos femininos, presentes em várias fases da vida e em diferentes setores da sociedade.

Segundo a idealizadora e diretora geral, Alexandra Arakawa, a dramaturgia busca provocar reflexões sobre o papel e o lugar da mulher. “Quantas meninas e mulheres passam a vida tentando se adequar aos padrões impostos? Quantas morrem sem ter a chance de encontrar a liberdade de ser quem são? Essas são questões que levamos ao palco para pensar sobre nossa realidade”, afirmou.

O projeto também presta homenagem a Maria Clara Lis, atriz, diretora e dramaturga que atuou por mais de 40 anos no teatro e foi uma das fundadoras da Cia de Artes EM CriAção, em 2015. Ela morreu no início do processo de criação do espetáculo, que seria sua primeira dramaturgia como autora. “Maria Clara partiu antes de iniciarmos essa nova dramaturgia. Resolvemos seguir com o projeto inspiradas por sua coragem e força, especialmente em uma sociedade conservadora. É uma homenagem a quem sempre lutou pela arte e cultura em Cabo Frio”, disse Alexandra.

Maria Clara também trabalhou por anos na Secretaria de Cultura de Cabo Frio, participou de diversos espetáculos e incentivou a carreira de artistas que hoje atuam profissionalmente.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias