15/08/2025 — 15:35
  (Horário de Brasília)

Cervo não nativo do Brasil é resgatado de tanque em estação de tratamento em Saquarema

Espécie originária do Sudeste Asiático foi retirada do local e passará por quarentena antes de definição do destino

Compartilhe

Na madrugada desta sexta-feira (15), por volta das 5h, a Guarda Ambiental de Saquarema foi acionada para resgatar um cervo-de-timor (Rusa timorensis) que havia caído dentro de um tanque na Estação de Tratamento da Águas de Juturnaíba. O animal, também chamado de sambar-de-java, é originário do Sudeste Asiático e não faz parte da fauna nativa brasileira.

A equipe se deslocou até o local e realizou o resgate de forma segura. O cervo foi encaminhado para avaliação veterinária e permanecerá em quarentena até que os órgãos ambientais definam o destino adequado.

Segundo especialistas, a presença de espécies exóticas pode representar riscos à fauna silvestre, competindo por alimento e habitat, além de transmitir doenças. Por esse motivo, a retirada desses animais do ambiente natural é considerada essencial para preservar o equilíbrio ecológico.

A Prefeitura de Saquarema orienta que, ao avistar animais silvestres ou exóticos em situação de risco, a população acione a Guarda Ambiental, evitando qualquer tentativa de captura por conta própria.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias