Uma operação de fiscalização ambiental resultou, nesta quarta-feira (16), na retirada de uma cerca instalada irregularmente ao lado do Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio dos grupamentos da ROMU e da Guarda Marítima e Ambiental.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, a estrutura vinha sendo usada para eventos de cavalgada e apresentava indícios de parcelamento ilegal do solo, o que configura crime ambiental. Por ser fixa, a cerca contrariava a legislação, que determina a imediata desmontagem de estruturas após eventos temporários, quando autorizados.
Ainda conforme informações, qualquer evento realizado em áreas públicas ou privadas precisa de autorização oficial, e as estruturas utilizadas devem obrigatoriamente ser provisórias. A instalação permanente em áreas sem autorização caracteriza irregularidade e pode ser alvo de sanções legais.
A fiscalização foi motivada por denúncias, e os agentes afirmam que o monitoramento da área continuará para coibir novas infrações.




Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.