back to top
segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioRegião dos LagosAraruamaCentro de Trauma do HERC reduz tempo de atendimento na Região dos...

Centro de Trauma do HERC reduz tempo de atendimento na Região dos Lagos

Expansão do CTI do Hospital Estadual de Araruama reduziu em até três horas o tempo de espera por consultas

O novo Centro de Trauma e a expansão do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, completaram três meses de operação, reduzindo em até três horas o tempo de atendimento para pacientes da Região das Baixadas Litorâneas. Referência para pacientes com múltiplas fraturas, o Centro de Trauma da unidade atende, atualmente, dois mil pacientes por mês. O Governo do Estado investiu mais de R$ 2,6 milhões nas obras, que também aumentaram, de nove para 16, o número de leitos de terapia intensiva.

A unidade atende pacientes dos nove municípios da Região Litorânea do estado. Antes da inauguração do novo centro, casos de politraumatizados eram encaminhados para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, o primeiro a ter um centro de trauma na rede estadual. A transferência aumentava o tempo de atendimento e impactava as chances de recuperação.

Além de reduzir o tempo de socorro, dispensando o transporte médico feito por helicóptero, a construção da unidade de trauma desafogou o Hospital Alberto Torres.

A ampliação do Hospital Roberto Chabo é uma ação de estratégica em Saúde para uma das mais importantes regiões turísticas do Rio, cortada por autoestradas. Só neste ano, o Corpo de Bombeiros atendeu a mais de 350 ocorrências na Via Lagos (RJ-124), a principal via de acesso às cidades da Região dos Lagos.

“Quinze minutos podem ser determinantes para salvar uma vida. No caso de pacientes politraumatizados, os primeiros minutos após o acidente são cruciais. Quanto menor o tempo de resposta, melhor o tratamento e o prognóstico. Podemos afirmar que, quanto mais rápido o paciente for atendido, menor será o dano”, explicou o diretor-geral do Hospital Roberto Chabo, Mario Jorge Espinhara.

O Centro de Trauma mantém as portas abertas para socorros de emergência realizados pelo Corpo de Bombeiros e equipe paramédica das concessionárias de rodovias. Caso o paciente seja levado a alguma unidade satélite, o atendimento é solicitado pela central de regulação.

Com o aumento da estrutura, os atendimentos subiram de e 1.400 para dois mil por mês, em média, sendo necessária a contratação de novos funcionários, resultando em um aumento de aproximadamente 20% da equipe hospitalar.


Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo