Aconteceu nesta quarta-feira (8) a inauguração da nova unidade do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, que se chama Rosa da Farinha, em homenagem à antiga moradora quilombola e líder sindical Rosa Geralda da Silveira. A solenidade, realizada neste Dia Internacional da Mulher, integra a programação do governo municipal referente ao Mês da Mulher.
O neto da ativista, Wellington Silveira, Guilherme de Loyola, também participou da inauguração e agradeceu a consideração em batizar o equipamento com o nome da avó.
“É com muita alegria que estou aqui hoje após todos os desafios que minha avó passou em Tamoios. Muita grilagem, muitos ataques e receber esse reconhecimento é motivo de muita alegria, assim como esse quadro em homenagem a ela que ficará exposto no Ceam”, afirmou Wellington durante seu discurso e ao receber o quadro das mãos da equipe da Assistência Social.
O prefeito José Bonifácio destacou a importância da política pública de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres e a proteção àquelas cujos direitos foram violados.
“Estou muito feliz por entregar esse equipamento tão importante às mulheres, ainda mais por ser em prédio próprio. Não é favor, é obrigação do poder público. Agradeço também a todos que participaram para que esta política pública se concretizasse hoje”, ressaltou ele.
Em seu discurso, a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti destacou a importância da quilombola e líder sindical Rosa Geralda da Silveira, a Rosa da Farinha, e também agradeceu a equipe da pasta por toda dedicação.
“Ela foi uma grande personagem da sua época, lutou pelo que acreditava. Estamos realizando mais um sonho que é inaugurar o Ceam, e que tem um gosto especial por ser em prédio próprio, adequado ao funcionamento desta política pública”, ponderou a secretária.
A superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes. falou da satisfação de concretizar um antigo desejo da atual gestão.
“O Ceam era uma meta desde que o dia em que entramos na Superintendência dos Direitos da Mulher, ou seja, cuidar para que tivéssemos uma política pública de atendimento às mulheres em Tamoios. A demanda é muito grande, e estamos entregando esse equipamento para toda a população. Isso é de vocês. Estou muito feliz de termos conseguido realizar isso com o apoio de tanta gente, da nossa secretária e do nosso prefeito”, afirmou a superintendente.
PROGRAMAÇÃO TEM RODAS DE CONVERSA E EXPOSIÇÃO
Além da inauguração do Ceam Rosa da Farinha, duas rodas de conversa na Casa de Cultura José de Dome – Charitas completam a programação pelo Mês da Mulher. A primeira será com o tema “Mulheres de Fé”, no dia 24 de março, às 14h30. A segunda será a roda de conversa “Mulheres Plurais”, na sexta (31), a partir das 17h30. Mais tarde, às 19h, acontecem intervenções artísticas. Os participantes das rodas serão divulgados posteriormente.
Também como parte das atividades pelo Mês da Mulher, numa iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio da Superintendência dos Direitos da Mulher (Sudim), em parceria com a Secretaria de Cultura, por meio do Charitas, o governo municipal inaugurou a exposição “Arte de Mulher”.
A exposição, que é gratuita e composta por obras produzidas exclusivamente por artistas mulheres cabo-frienses, vai até o dia 31 de março, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado das 14h às 18h.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.