InícioRegião dos LagosArraial do CaboCavalo-marinho é flagrado em Figueira, distrito de Arraial, e encanta banhistas

Cavalo-marinho é flagrado em Figueira, distrito de Arraial, e encanta banhistas

Registro foi feito no último sábado (23), na Lagoa de Araruama

Um belíssimo registro foi feito em Arraial do Cabo, na Lagoa de Araruama, no último sábado (23). Um cavalo-marinho foi flagrado nadando livremente pela localidade de Figueira, no Centro e encantou banhistas que estavam por ali.

O registro do pequeno cavalo-marinho no distrito cabista chama a atenção de moradores, especialistas e pesquisadores. Isso porque, conforme informações, a presença do animal voltou a ser registrada na lagoa em 2021 e agora é cada vez mais comum.

Antes desse período, a lagoa não estava em condições apropriadas para ser utilizada como “moradia” pelos mesmos. Portanto, este tipo de registro é um ótimo indicador da saúde ambiental do corpo hídrico.

O cavalo-marinho é um peixe ósseo encontrado nos recifes de regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta, normalmente em águas rasas e despoluídas, e sempre causa grande comoção nas pessoas quando avistado. Vale lembrar que, por ser muito sensível, ele não deve ser tocado e nem colocado em nenhum recipiente.

Prefeitura instala placas

A Prefeitura de Arraial do Cabo fixou, às margens da laguna de Araruama – na extensão de Figueira –, placas informativas sobre o Projeto Cavalos-Marinhos. A ação, realizada por meio da Secretaria do Ambiente e Saneamento em parceria com o projeto, visa informar moradores e visitantes sobre a importância da preservação da espécie.

O Projeto Cavalos-Marinhos já existe há 20 anos, mas monitora a Laguna desde maio de 2021, quando começaram os relatos de avistamentos de cavalos-marinhos na Região dos Lagos.

Além disso, o projeto também estuda as alterações na salinidade em alguns pontos da laguna e acompanha as mudanças que tornaram o lugar, um espaço tão hospitaleiro à estes peixes.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo