Um cavalo em situação de abandono foi resgatado na tarde de domingo (12) em um rio no distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos. Segundo o protetor de animais Jhonathas Carvalho, que está cuidando do cavalo, o animal estava bastante debilitado, com anemia confirmada em exame clínico e sinais da doença do carrapato.
O resgate contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Corpo de Bombeiros. Após ser retirado da água, o cavalo foi encaminhado para um abrigo mantido pelo próprio protetor, já que, segundo ele, o município não dispõe atualmente de um espaço específico para acolher animais de grande porte.
Jhonatas Carvalho possui mais dois cavalos, que também sofreram maus-tratos, o protetor conta com a colaboração da população para manter o abrigo.
O animal foi medicado por uma veterinária e alimentado. De acordo com Jhonathas, o cavalo estava infestado de carrapatos no momento do resgate e ainda não consegue se levantar.
A Prefeitura de Saquarema reforçou que abandono e maus-tratos contra animais são crimes, com pena de até um ano de detenção, conforme previsto em lei, e que o animal está em um local adequado.
*Com informações do G1.