O Sistema Municipal de Castração gratuita para cães e gatos de Iguaba Grande, através da Clínica Animal, segue funcionando. As consultas acontecem de segunda a quinta-feira, entre 9h e 17h, sempre por ordem de chagada.
Para marcar castração, o morador deve ir até o local, em posse de comprovante de residência, também de segunda a quinta-feira, entre 9h e 17h.
Segundo a prefeitura, no período entre julho e dezembro de 2022, foram 440 procedimentos de castração, de caninos e felinos, além de 1320 exames laboratoriais e, com a competência do Dr. Fábio Caputo, foram realizados mais de 1500 atendimentos aos pets dos moradores da cidade.
A parceria público-privada, para realizar as castrações dos pets de nossos moradores de forma gratuita, foi firmada em julho de 2022. A execução dos procedimentos passou a ser feita por uma clínica privada na cidade de Araruama, vencedora do processo licitatório. Nesta clínica também são realizados, mensalmente, exames laboratoriais de três tipos: bioquímica, pesquisa e hemograma.
“Através dessa parceria, a Prefeitura conseguiu atender um anseio antigo da população. Este era um serviço muito solicitado à administração pública, que no último ano conseguiu implementar em nosso município com grande sucesso. Ficamos muito satisfeitos com o que foi realizado e, em 2023, o trabalho continua”, disse o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle.
Na Clínica Animal é realizado o atendimento inicial, com a verificação das condições clínicas do animal para o procedimento de castração. Caso necessário, ocorre a prescrição de medicamentos. Apenas após este acompanhamento e checagem, o processo de agendamento é realizado. Os tutores de caninos e felinos podem utilizar o serviço.
A Clínica Animal Municipal, que está completando um ano de sua reinauguração, fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Conceição, Lote 12, Quadra B, bairro Iguaba Pequena.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).