O Programa RJPET 100.000 Castrações, lançado no final de novembro pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, continua com vagas disponíveis para cães e gatos na Costa do Sol. A ação tem como objetivo castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas.
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e em Macaé, no Norte Fluminense, há disponibilidade para os animais em clínicas parceiras. O agendamento pode ser realizado até mesmo para a semana corrente.
A castração é um ato de amor e só proporciona benefícios ao animal, diminuindo a chance de doenças, comportamentos ruins, procriação desordenada, superpopulação e abandono. Nas fêmeas, o procedimento ainda ajuda a evitar problemas como câncer nas mamas, gravidez psicológica, infecção no útero, entre outros. Nos machos, evita tumores nos testículos e próstata, diminui a agressividade e evita fugas.
Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a iniciativa é essencial para reduzir o número de animais abandonados, ao diminuir nascimentos não planejados e controlar o número de zoonoses.
O protetor independente terá que comprovar a atividade e pode castrar até oito animais por mês nas clínicas credenciadas. Pessoas físicas podem castrar apenas um no mesmo período. Já para as ONGs, varia de acordo com a quantidade de protetores que compõem o projeto. A previsão é que até o fim de 2022, 100 mil cães e gatos sejam beneficiados com o projeto.
Para participar, basta que o interessado realize o cadastro pelo site rjpet.com.br e cumprir os seguintes requisitos:
- O animal precisará residir no Estado do Rio de Janeiro;
- O animal deverá ter no mínimo 6 meses de idade;
- O animal deverá ter no máximo 7 anos de idade;
- Animais braquicefálicos não poderão ser castrados;
- O animal deverá ter o peso mínimo de 3 kg e máximo de 25kg;
- O animal deve estar em jejum absoluto (água e comida) por um período de 12 horas antes da cirurgia;
- Se possível, dê banho no animal um dia antes do procedimento;
- O animal não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento;
- No dia da cirurgia, indicar ao veterinário caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento;
- Fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas;
- Cães (machos e fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Caso sejam agressivos, usar focinheira;
- Cães e gatos devem ter os dois testículos no saco escrotal;
- O animal passará pela avaliação do veterinário antes da cirurgia, e caso ele julgue necessário, o animal não será castrado;
- O responsável deverá levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência no dia da cirurgia; e
- O responsável deverá permanecer na clínica veterinária durante todo o procedimento.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.