O número de mulheres monitoradas pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Arraial do Cabo subiu de 185 para 244 entre janeiro e março deste ano, o que representa um aumento de 32% em relação ao mesmo período de 2024. No mesmo intervalo, os atendimentos prestados passaram de 85 para 111, crescimento de 31%.
Segundo a Prefeitura, 32 novos pedidos de medidas protetivas foram encaminhados à Patrulha somente nos três primeiros meses do ano. A coordenadora do serviço, Ana Lúcia de Jesus, acredita que a alta nos registros está relacionada à maior visibilidade do serviço. “Quanto mais as mulheres conhecem o serviço, mais seguras elas se sentem para procurar ajuda”, afirmou.
A Patrulha Maria da Penha realiza o acompanhamento de vítimas de violência doméstica por meio da Guarda Civil Municipal, com ações de acolhimento, orientação e monitoramento, em articulação com a rede de apoio do município. O serviço pode ser acionado pelo número (22) 98154-8286.
Como parte da política de fortalecimento da rede de proteção, duas unidades da Sala Lilás foram inauguradas no município no dia 1º de abril. Os locais, com endereços mantidos em sigilo, foram implantados em pontos estratégicos e são voltados ao acolhimento e escuta qualificada de mulheres em situação de violência.


Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).