Nesta quinta feira (4), foi inaugurado a segunda Casa Saúde no município de Araruama, dessa vez no bairro Regamé. O projeto tem como objetivo humanizar a Atenção Básica, com foco na prevenção.
Com o atendimento domiciliar pela enfermeira, para evitar aglomerações. Devido a pandemia do Coronavírus, a cerimônia foi on-line, transmitida pelo Facebook dá Prefeitura.
O projeto, que é pioneiro nesse modelo, funciona de segunda à sexta-feira. Durante dois dias da semana a unidade vai oferecer atendimento à mulher, como a coleta do Exame Preventivo, além de toda Saúde Básica, como auxílio pré-natal.
Nos outros três dias, a enfermeira responsável vai de casa em casa prestar atendimento às famílias do bairro. A profissional é responsável, ainda, por fazer a revalidação de receitas, desafogando o PAM.
A finalidade do programa é humanizar e oferecer condições dignas de Atenção Básica de Saúde à população, além de descentralizar e desafogar o atendimento no PAM, onde deverá sobra mais vagas para consultas no geral.
Um exemplo: o paciente que antes marcava uma consulta no PAM para revalidar a receita de um medicamento, agora vai buscar esse atendimento na Casa Saúde; ou o paciente que antes precisava se deslocar para realização de curativo, agora receberá o atendimento em casa, no seu bairro, com comodidade.
O projeto, além de ser um diferencial na saúde básica, também gera trabalho e renda; pois a prefeitura aluga a casa da enfermeira, que deverá disponibilizar um espaço para instalação da Casa Saúde e, em contrapartida, a profissional deverá prestar o serviço de atendimento à saúde da população do bairro.
E outros bairros também serão contemplados. A Prefeitura vai inaugurar novas unidades da Casa Saúde no município de Araruama.