Maricá lançou nesta quinta-feira (13) a Casa do Trabalhador Itinerante, um programa para conectar os moradores que buscam uma recolocação profissional com as oportunidades disponíveis no município. A iniciativa vai circular pela cidade com oferta de vagas, cadastramento de currículos, orientações jurídicas, vocacionais e de como se comportar numa entrevista de emprego, além de palestras e workshops.
Inicialmente serão quatro finais de semana. O programa desembarca primeiro na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, nos dias 22 e 23 de junho. O cronograma também inclui a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro (29 e 30/06); a praça central de Ponta Negra (13 e 14/07); e a orla de Bambuí (27 e 28/07). O horário de atendimento é de 9h às 13h e o projeto contará com assistentes sociais, psicólogos e uma equipe jurídica com advogados.
As vagas serão ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maricá e as equipes da Secretaria de Trabalho irão cadastrar os currículos e encaminhar para as empresas parceiras do projeto. É necessário levar originais e cópias dos documentos pessoais (Identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho).
No fim de semana de estreia, haverá apresentações de cantores da cidade e da Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora da Penha, de Itaipuaçu.
“O objetivo do programa é ser um canal de acesso entre empresas e trabalhadores. Vamos trabalhar com encaminhamentos de emprego, orientação vocacional, comportamental, ensinar a fazer currículos, orientações jurídicas (somente área trabalhista) e palestras”, afirma o secretário de Trabalho, Alessandro Coutinho, acrescentando que posteriormente serão anunciadas datas em outros bairros. “Teremos duas Casas fixas no Centro e em Itaipuaçu, e iremos circular por todo município”, completou.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).