28/02/2025 — 16:59
  (Horário de Brasília)

‘Carnaval Maricá 2025’: Mais de 300 agentes por dia garantem a segurança durante a folia

Fiscalização de Postura vai instalar 29 barreiras para troca de garrafas de vidro por plástico

Compartilhe

A prefeitura de Maricá está empenhada em fazer um carnaval de paz, segurança e amor. Por isso, escalou um efetivo com mais de 300 agentes de segurança, além de outros 385 fiscais de Postura. Os servidores estarão espalhados nos quatro distritos municipais durante todos os dias de folia. Um grande aparato tecnológico também estará em operação para garantir uma maior sensação de segurança aos moradores, turistas e visitantes.

A Secretaria de Segurança Cidadã vai colocar uma média de 160 agentes e 30 viaturas da Guarda Municipal. Já o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), convênio com a Polícia Militar para reforçar o policiamento na cidade, vai ofertar 136 vagas para policiais aderirem. Além disso, 30 viaturas (20 carros e 10 motos) estarão à disposição dos agentes. Outros 17 servidores da pasta em Regime Adicional de Serviço irão atuar durante o carnaval – um total de 313 agentes empenhados e 64 viaturas.

Toda a estrutura do Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp) – com as 595 câmeras CFTV e 164 OCR’s – estará operando, e uma base móvel de monitoramento será instalada em Ponta Negra. Dois reboques estarão à disposição das equipes. O efetivo total e viaturas empregadas no Proeis poderão variar de acordo com a inscrição dos interessados em trabalhar em seus dias de descanso conforme escalas nos batalhões.

O secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras, revelou que diversos setores estão atuando em conjunto para que não haja nenhuma intercorrência durante os dias de folia. “Nós esperamos o maior carnaval da história de Maricá. A gente espera um aumento extremamente significativo da população flutuante, mas todos os órgãos da prefeitura estão muito antenados. Há uma integração com os órgãos municipais e estaduais (sobretudo de segurança pública), para termos um carnaval em que prevaleça a alegria do folião”, disse Veras.

Fiscalização de Postura

A Secretaria de Transportes e Postura escalou 380 fiscais para atuar em 15 pontos espalhados nos quatro distritos. Serão 205 servidores nos bairros de Araçatiba, Bambuí, Barra de Maricá, Centro, Cordeirinho, Jacaroá, Parque Nanci e Ponta Negra. Também serão instaladas 29 barreiras nestes bairros. Mais 180 fiscais atuarão em Santa Paula, Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu), Palco Orla / Circuito Pepe Maneiro e Circuito Claudinho Guimarães – todos no quarto distrito.

A operação tem caráter educativo e informativo, com o objetivo de fiscalizar, conscientizar a população e reforçar a segurança. Além de combater o comércio ambulante ilegal, bem como o controle de comercialização ilegal de bebidas, os fiscais também fazem a troca de recipientes de vidro por vasilhames de plástico.

“Para esse carnaval, temos nos preparado para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. Estamos trabalhando em conjunto com outros órgãos municipais em um plano operacional e estratégico responsável por garantir a qualidade dos serviços e a integridade da população nos diversos pontos de festa”, revelou o secretário de Transportes e Postura, André Casquinha.

A pasta também vai atuar para assegurar o direito de locomoção com segurança e qualidade aos passageiros que utilizarem os serviços de transporte coletivo gratuito – Vermelhinhos e os serviços de transporte complementar, como vans, táxis e mototáxi.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias