A temporada de folia começou oficialmente em Cabo Frio nesta sexta-feira (13), com a abertura do Carnaval 2026 promovida pela Prefeitura. O evento foi realizado na Estação da Praça do Guta, em frente à Praia do Forte, e marcou simbolicamente o início da festa com a entrega das chaves da cidade à Corte Carnavalesca, em um clima de animação e alto astral.
Durante a cerimônia, o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, destacou a importância cultural e social do Carnaval para o município.
“O Carnaval é a maior festa popular do mundo, celebramos aqui a nossa cultura, raízes e sentimentos. Essa é uma festa organizada por diversas secretarias, feita para o folião, seja morador ou turista. As chaves estão nas mãos da nossa corte carnavalesca e desejamos que seja um carnaval espetacular em toda Cabo Frio”, celebrou.
A primeira noite de programação contou com o desfile do Bloco da Inclusão, apresentação do bloco Os Brasileirinhos, além do ritmo da Swingueira da Vila e do Carnaval do Duque, que comandaram a animação no palco da Estação da Folia. Outro destaque foi a retomada da tradição bonequeira, com o desfile da Brincareta, formada por bonecos gigantes que representam personagens importantes da história da cidade.
Presidente da Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (ABACCAF), Joir Reis ressaltou a parceria com o poder público municipal para a realização do evento.
“Agradeço ao governo municipal que não poupou esforços para apoiar os blocos e garantir uma festa bonita, organizada e segura. Todos que vêm em paz são bem-vindos na nossa festa”, afirmou.
Para o Carnaval 2026, a prefeitura preparou uma programação ampla e diversificada, voltada a todos os públicos. Ao todo, serão mais de 60 blocos de rua, seis Estações da Folia, quatro Arenas Kids, trios elétricos e shows gratuitos, além de atividades no Polo Gastronômico e no Corredor da Folia, em Tamoios.
As Arenas Kids funcionarão de sábado (14) a terça-feira (17), a partir das 16h, com atividades infantis e atrações musicais na Orla das Palmeiras, Peró, São Cristóvão e em Tamoios. Já as Estações da Folia estarão distribuídas pela Praça do Guta, Praia de Unamar, São Cristóvão, Praia do Peró, Passagem e Palmeiras, garantindo estrutura e segurança para os foliões ao longo dos dias de festa.
No distrito de Tamoios, a programação inclui desfiles de blocos, trios elétricos, atividades infantis e cinco dias de shows noturnos na Praia de Unamar, de sexta a terça-feira, a partir das 22h, com apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Funarj.
A programação completa, com horários, locais e a lista dos blocos de rua, está disponível no site da Prefeitura de Cabo Frio.




















Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






