Cabo Frio vai ganhar um Centro de Formação de Hotelaria do Estado do Rio de Janeiro com bandeira do Serviço Social do Comércio (SESC) no Caribe Park Hotel. O contrato para a instalação da primeira unidade na Região dos Lagos e a 22º no estado do Rio de Janeiro foi assinado no início da tarde desta quinta-feira (19). A titularidade do local foi transferida para o SESC, que reforça o portfólio hoteleiro, reconhecido pela qualidade das instalações e tarifas mais acessíveis aos turistas, especialmente quando são trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. As outras unidades hoteleiras do Sesc RJ estão localizadas no Rio (Copacabana), Nova Friburgo, Petrópolis (Nogueira) e Teresópolis (Alpina).
A cidade foi escolhida para receber o Hotel Escola, que vai formar profissionais na área de hotelaria não só do município, mas de toda a Região dos Lagos, que ficará no Hotel Caribe, como é conhecido, na Avenida Macário Pinto Lopes (antiga Av. do Contorno), a 150 metros da Praia do Forte. O local possui 132 apartamentos com 528 leitos, duas piscinas (adulto e infantil) com toboágua, saunas seca e à vapor e quadras esportivas, entre outras comodidades.
Além disso, a unidade hoteleira servirá de hospedagem para os comerciários filiados ao SESC de outras cidades e regiões, e também como área de lazer para os comerciários de Cabo Frio, que podem utilizar o local para os momentos de folga.
O Sesc RJ também pretende oferecer ao público serviços das demais áreas de atuação: assistência, cultura, saúde e educação.
Nessa quinta foi realizada uma intervenção institucional no Caribe Park Hotel, com a instalação da bandeira do SESC. Já no final do ano, o local passará por uma reforma, adequando aos padrões do Serviço.
Com a implementação do hotel em Cabo Frio, o Sesc RJ intenciona ocupar de forma permanente a região e ofertar serviços de qualidade a um público diverso, em especial os trabalhadores do setor terciário. A instituição já leva à Região dos Lagos, desde 2019, o Sesc Verão, projeto em que oferece programações de cultura, lazer, saúde, educação e assistência nas praias do estado nos meses de janeiro e fevereiro.
“A instalação de um hotel em Cabo Frio representa mais uma opção de turismo para os comerciários e suas famílias e nos permite levar com mais efetividade à população da Região dos Lagos toda a gama de serviços oferecidos pelo Sesc RJ. Além dos benefícios sociais, a região e o estado ganham com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico”, diz o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antônio Florencio de Queiroz Junior.
A ideia é que a nova unidade impulsione o desenvolvimento socioeconômico de Cabo Frio e de seu entorno, formado por municípios como Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. A estimativa é atender cerca de 190 mil hóspedes por ano.
A transferência de titularidade dos atuais proprietários para o SESC foi realizada às 14h, no Cartório de 2º Ofício, em reunião fechada. As negociações aconteceram de forma sigilosa, para evitar contratempos.
CHEGADA DO SENAC
Outra novidade é que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) vai ocupar a área do Café do Trabalhador, na Avenida Wilson Mendes, na altura do bairro Jacaré, onde será criado um centro de formação na área gastronômica e de panificação, confirmando o avanço do “Sistema S” na Região dos Lagos.
“Ainda não temos a dimensão total do que é a chegada do Sesc em Cabo Frio. Já em outubro ele começa a funcionar como Hotel Sesc Caribe. E os nossos entendimentos com o Sistema S do comércio continuam. O próximo objetivo é que o Senac venha se instalar no local do Café do Trabalhador. Aí estaremos com toda a atividade completa, o Sesc na área de lazer, saúde do comerciário e entretenimento, e o Senac na área da qualificação profissional. Muito obrigado ao presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, pela parceria”, disse o prefeito José Bonifácio.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.