A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, registrou na madrugada deste sábado (15) o encalhe de uma carcaça de baleia jubarte juvenil na praia do Canto. O animal foi trazido pela maré, já morto e em avançado estágio de decomposição.
A equipe técnica da Secretaria acionou o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (Gemm-Lagos). O biólogo e pesquisador Salvatore Siciliano constatou que o mamífero marinho provavelmente ficou preso em uma rede de pesca em alto mar alguns dias antes e não conseguiu sobreviver, sendo levado pelas correntes marítimas até a praia.
Segundo Siciliano, a época é de migração, e os juvenis costumam nadar próximos à costa. Ele destacou a necessidade de precaução devido à presença de quase 20 mil baleias na região, indicando uma recuperação populacional.
Evanildo Nascimento, secretário da Pasta, afirmou que as equipes de fiscalização e monitoramento das Unidades de Conservação estão de plantão 24 horas, incluindo no mar. Ele ressaltou que, se uma baleia ficasse presa em uma rede, uma operação de salvamento seria montada a tempo de evitar o óbito.
O local foi isolado, e a equipe técnica do Gemm-Lagos realizou a necropsia do animal. Em seguida, a carcaça foi enterrada em uma faixa de areia mais larga da praia do Canto.