A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo (Funtec) confirmou, nesta quarta-feira (31), a presença de uma carcaça de uma baleia encalhada na Praia Grande. A localização foi repassada por pilotos de drone voluntários do projeto Mar de Baleias, que atuam no monitoramento da fauna marinha na região.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Funtec, Thadeu Burached, uma equipe foi deslocada imediatamente ao ponto indicado. Ele esclareceu que não há qualquer relação entre essa carcaça e o encalhe registrado no dia anterior na Praia de Monte Alto.
“É muito importante que a população se mantenha afastada tanto do encalhe de animais vivos quanto dos encalhes de animais mortos. Esses indivíduos podem carregar patógenos que representam risco à saúde humana”, alertou Burached.
Segundo a fundação, a expectativa é que a própria movimentação natural das marés se encarregue de levar a carcaça de volta ao mar ao longo do dia.
A Funtec segue monitorando a situação e orienta moradores e visitantes a entrarem em contato com os canais oficiais do órgão em caso de novos registros. O trabalho conta com o apoio de voluntários e parceiros ambientais que auxiliam na identificação e localização desses animais.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.