A prefeitura de Búzios, junto da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, informou que a carcaça de Baleia-de-Bryde (Balaenoptera brydei), que encalhou na Praia da Rasa nesta segunda-feira (30), foi enterrada durante a madrugada de terça (31). A operação mobilizou equipes das secretarias do Ambiente e Urbanismo, Serviços Públicos e Segurança e Ordem Pública, entre 23h, e 6h. O mamífero marinho foi avistado por pescadores nas proximidades da praia, morto e em estágio avançado de decomposição. Em uma tentativa de ajudar, pescadores da localidade conduziram o corpo do animal até a faixa de areia, próximo ao canal da Marina.
Após isolar o local, a equipe técnica da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, acionou o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (Gemm-Lagos) para realizar a necropsia do mamífero marinho, e indicar um lugar numa faixa de areia mais larga da praia para enterrá-lo.
O secretário do Pasta, Evanildo Nascimento, esclareceu que as equipes da Secretaria, tanto de fiscalização, quanto de monitoramento das Unidades de Conservação, estão 24h de plantão, inclusive no mar, e que o animal não é migratório, faz movimentos entre águas costeiras e oceânicas, à procura de presas, peixes, camarões e lula, deve ter sido trazido pela correnteza.
Segundo Evanildo, o procedimento adequado, nesses casos, seria conduzir o animal para o alto-mar, permitindo que a natureza seguisse seu curso natural de decomposição: “Certamente foi uma iniciativa com boas intenções, mas o correto é deixar que o mar se encarregue da situação. Esse tipo de operação demanda um protocolo específico para não gerar riscos ambientais ou sanitários”.