Na manhã deste sábado (25), um operador de jet ski flagrou uma caravela-portuguesa na Praia do Canto, em Búzios. Conhecido por causar graves queimaduras, esse animal marinho exige atenção redobrada de quem frequenta o local.
A caravela-portuguesa, diferente das águas-vivas, é formada por uma colônia de pólipos, com tentáculos que podem alcançar vários metros e liberar toxinas capazes de provocar queimaduras severas, dores intensas e até choque anafilático. Biólogos alertam que o contato com esse animal pode causar “dificuldade respiratória e espasmos musculares”.
O surgimento da caravela-portuguesa é comum no litoral brasileiro em períodos de correntezas e temperaturas elevadas. A orientação para banhistas é evitar o contato e informar as autoridades ao avistar o animal. Em caso de acidente, recomenda-se lavar a área afetada com água do mar e buscar atendimento médico imediato. Lavar com água doce ou tentar remover tentáculos esfregando a pele são desaconselhados.
Fonte: Folha de Búzios
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.