Nesta terça-feira (31), o artista cabo-friense Azul Puro Azul está lançando o álbum “Alma de Beira de Praia” nas principais plataformas de streaming e no YouTube. O projeto musical conta com sete canções e uma poesia.
Financiado pelo edital “Gilberto Marques de Fomento à Cultura”, da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio, o álbum foi gravado no Daniel Porto Estúdio e traz diversas referências à vida e cultura cabo-friense, além de outros cenários predominantemente regionalistas. A sonoridade incorpora instrumentos como congas, pandeiro, berimbau, além de trompete e trombone.
Azul Puro Azul, que é o compositor de todas as faixas, compartilhou a direção musical e os arranjos com Daniel Porto. O álbum também conta com a participação de músicos locais como Diego Matos, Jubiabá e O Barba.
Além disso, duas faixas apresentam parcerias especiais: “Minhocas da Terra” é co-composta com Dio Cavalcanti, enquanto “Cabo Frio – Meu Pensamento” faz um tributo póstumo a Antônio de Gastão, uma figura importante da cultura cabo-friense.
“Esse álbum é um sonho de anos, e certamente o trabalho mais importante da minha carreira até aqui. É um trabalho que fala da minha cidade, da minha gente, e da minha cultura. É um trabalho que eu espero que possa tocar o coração das pessoas e que possa contribuir para a valorização da arte e da cultura cabo-friense”, afirma Azul Puro Azul.
A arte da capa é assinada por Yuri Vasconcellos, e a parte visual por Marcelas Rimes e André Amaral.
Para ouvir ou assistir as músicas do álbum, basta clicar nos links:
Eventos educativos
Além das músicas disponibilizadas nas plataformas de streaming e no YouTube, o álbum também inclui a realização de oito eventos educativos em escolas municipais de Cabo Frio durante todo o mês novembro.
Estes eventos vão mesclar pockets shows e rodas de conversas, visando a valorização da cultura local através da música.
As datas ainda serão divulgadas.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).