InícioRegião dos LagosCabo FrioCandidatos já podem conferir o local de prova do 'Enem dos Concursos'

Candidatos já podem conferir o local de prova do ‘Enem dos Concursos’

Pelo menos duas unidades de Cabo Frio, cidade com 8.098 candidatos inscritos, aplicarão as provas

Inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Enem dos Concursos, já podem conferir o seu local de prova, que será aplicada no dia 5 de maio. O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Área do Candidato, mesma página em que a pessoa fez a inscrição. São mais de 2,1 milhões pessoas inscritas em 228 cidades de todo o Brasil. No estado do Rio de Janeiro, divididas em 11 municípios, são 223.248. Destas, 8.098 farão o exame em Cabo Frio.

Na cidade cabo-friense, candidatos realizarão o exame em unidades de educação como o CE Miguel Couto, no Centro, e Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Estrada Perynas. Segundo a Assessoria Especial de Comunicação Social do governo, pela segurança do certame, não haverá divulgação de todos os locais. No Brasil, ao todo, foram definidos 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas, sendo 94,6% da população apta a participar com deslocamento de até 100 km. As salas estão distribuídas em 228 municípios, em todos os estados.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 5 de maio.

“Se houver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa –  às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso –  então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral de logística do concurso, Alexandre Retamal. 

De acordo com o coordenador, é possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas que não é possível pedir para mudar de cidade agora. “O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece. 

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

SEGURANÇA

A força de trabalho estimada para atuação no Concurso Nacional é de  215 mil trabalhadores. Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação.

As 1.442 rotas de distribuição foram mapeadas e serão utilizadas para levar a prova aos locais. Em todo o país, serão 4.146 coordenações de aplicação, sendo cerca de 517 participantes do concurso por coordenação.

Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.

O CPNU oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. 

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo