InícioRegião dos LagosCabo FrioCandidatos já podem conferir o local de prova do 'Enem dos Concursos'

Candidatos já podem conferir o local de prova do ‘Enem dos Concursos’

Pelo menos duas unidades de Cabo Frio, cidade com 8.098 candidatos inscritos, aplicarão as provas

Inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Enem dos Concursos, já podem conferir o seu local de prova, que será aplicada no dia 5 de maio. O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Área do Candidato, mesma página em que a pessoa fez a inscrição. São mais de 2,1 milhões pessoas inscritas em 228 cidades de todo o Brasil. No estado do Rio de Janeiro, divididas em 11 municípios, são 223.248. Destas, 8.098 farão o exame em Cabo Frio.

Na cidade cabo-friense, candidatos realizarão o exame em unidades de educação como o CE Miguel Couto, no Centro, e Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Estrada Perynas. Segundo a Assessoria Especial de Comunicação Social do governo, pela segurança do certame, não haverá divulgação de todos os locais. No Brasil, ao todo, foram definidos 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas, sendo 94,6% da população apta a participar com deslocamento de até 100 km. As salas estão distribuídas em 228 municípios, em todos os estados.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 5 de maio.

“Se houver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa –  às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso –  então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral de logística do concurso, Alexandre Retamal. 

De acordo com o coordenador, é possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas que não é possível pedir para mudar de cidade agora. “O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece. 

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

SEGURANÇA

A força de trabalho estimada para atuação no Concurso Nacional é de  215 mil trabalhadores. Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação.

As 1.442 rotas de distribuição foram mapeadas e serão utilizadas para levar a prova aos locais. Em todo o país, serão 4.146 coordenações de aplicação, sendo cerca de 517 participantes do concurso por coordenação.

Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.

O CPNU oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. 

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo