O município de São Pedro da Aldeia vai participar da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que acontece neste sábado (28). A mobilização acontece até às 17h, em 15 pontos distribuídos pela cidade. As doses da vacina contra a raiva animal serão destinadas a cães e gatos.
Para vacinar e proteger o seu pet, os donos devem ficar atentos a alguns requisitos. O principal é levar a carteirinha de vacinação animal para ser atualizada com o lote e a validade da vacina. O volume inoculado (aplicado) será de 1ml para cães e gatos, adultos ou filhotes, acima de 03 meses. Fêmeas gestantes ou amamentando não podem ser vacinadas.
O município reforça que a responsabilidade de contenção do animal é sempre do proprietário, nunca do vacinador ou voluntário. É necessário observar se a guia (corrente ou similar) e a coleira estão bem ajustados. Os gatos, preferencialmente, devem ser transportados em caixas de transporte como meio apropriados. Animais em período pós-cirúrgico ou muito debilitados, não serão vacinados.
É importante destacar que não será permitida a vacinação caso o animal seja conduzido por jovens menores de 18 anos. Somente será fornecida a vacina a maiores de 18 anos em dose de 1ml, em seringas únicas, em compartimentos que contenham gelo suficiente para conservação da dose; a aplicação deverá ser feita em casa de forma imediata. Não será permitida a liberação de frascos fechados; somente em dose de 1ml com gelo suficiente para cobrir toda a seringa com vacina.
Caso haja agressão, a Secretaria de Saúde orienta a lavar com água e sabão o local, procurar um posto médico para orientação e deixar o animal em observação por 10 dias em estado normal de criação. Os vacinadores poderão se abster de fazer a vacinação em animais demasiadamente estressados ou agressivos.
Para a mobilização do Dia D, foram selecionados pontos estratégicos de vacinação. Confira a seguir os locais que estarão aplicando as vacinas neste sábado (28/09):
– Esf. Porto da Aldeia
Avenida Saputiaba, n° 35 – Porto da Aldeia.
– Esf. Praia Linda
Rua Nicolas Peregrino dos Santos, nº 66 ou Estrada de Ferro, nº 66.
– Esf. Botafogo
Rua da Paz, nº 7 ou Rodovia Amaral Peixoto, Km 118, nº 07 (fundos).
– Esf. Baixo Grande
Rua Antônio Soares dos Santos, s/nº – Baixo Grande.
– ESF Alecrim
Estrada do Alecrim, nº 80 – Alecrim.
– ESF Ponta do Ambrósio
Rua Antônio Luiz Araújo, nº 120 – Ponta do Ambrósio.
– ESF Porto do Carro
Estrada do Alecrim, nº 388 – Porto do Carro.
– ESF Vinhateiro
Travessa Antônio de Araújo Mendonça, s/n, Vinhateiro.
– UBS Fluminense
Rua Rezende, nº 54 – Bairro Fluminense.
– ESF Campo Redondo
Rua Luiza Terra, s/ nº – Campo Redondo.
– UBS Balneário
Rua São Jorge, s/nº – Balneário.
– Esf. Orquídea
Rua Lúcia Helena, s/nº – Recanto das Orquídeas
– UBS Poço Fundo
Rua Estrada do Boqueirão, s/nº – Poço Fundo
– UBS Mossoró
Rua Ramiro Antunes, s/nº – Mossoró
– Associação de Moradores do Balneário
Av. Porto Feliz, s/n, Balneário.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.