Cabo Frio vai iniciar nesta segunda-feira (8) a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa nacional vai oferecer cerca de vinte imunizantes, para prevenção de inúmeras doenças. Além da disponibilização da vacina, as unidades farão a avaliação e atualização da caderneta de vacinação.
A imunização estará disponível em todos os postos de saúde de Cabo Frio, das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira. A Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, estarão abertos para a vacinação das 8h às 16h. Para a vacinação dos menores, será necessária a apresentação de documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacinação, caso possua.
“É muito importante que os pais e responsáveis levem seus filhos até a unidade mais próxima para que possam ser vacinados, atualizando a caderneta, se alguma dose estiver em atraso. A multivacinação é uma campanha extensa, com diversos imunizantes, de suma importância para que possamos manter em dia a situação vacinal das crianças e dos adolescentes. Com todas as doses em dia, podemos evitar inúmeras doenças que são preveníveis através das vacinas”, disse a coordenadora de Imunização, Patrícia Freitas,
O objetivo da campanha nacional é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico de vacinação indicado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), reduzindo o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. O Dia D, com mobilização nacional, será realizado no dia 20 de agosto.
As vacinas disponibilizadas durante a campanha serão BCG,; Hepatite B; Pentavalente (DTP/Hib/ HB); Pólio inativada; Pólio oral; Rotavírus; Pneumocócica 10 valente (Conjugada); Meningocócica C (Conjugada); Febre Amarela; Tríplice viral; Varicela; DTP; Hepatite A; Difteria e Tétano; Meningocócica ACWY (Conjugada); HPV Quadrivalente; Influenza e Covid-19.
Caso haja indicação, as vacinas necessárias para atualização poderão ser feitas simultaneamente com a vacina contra a covid-19.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.