04/12/2025 — 09:20
  (Horário de Brasília)

Caminhoneiros planejam paralisação em várias regiões do país nesta quinta (4)

Movimento busca melhorias para a categoria, mas adesão deve ser baixa devido a divergências entre sindicatos e associações

Compartilhe

Caminhoneiros de diferentes regiões do Brasil ensaiam uma greve geral da categoria a partir desta quinta-feira (4). Organizadores do movimento projetam adesão em todo o país, com maior foco na Região Sudeste, mas ainda há incerteza sobre o tamanho da paralisação devido a divergências entre entidades que representam os transportadores de cargas.

Segundo Francisco Burgardt, representante do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Ourinhos (Sindicam-SP), o movimento segue todas as medidas legais e o governo foi informado oficialmente na última segunda-feira (1). O representante afirma esperar que o governo ofereça alternativas de melhorias ao setor.

Entre as principais reivindicações estão a estabilidade contratual do caminhoneiro, a garantia do cumprimento das leis, a reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e a aposentadoria especial de 25 anos de trabalho comprovada. A convocação ocorre principalmente pelas redes sociais, com apoio de figuras políticas, como o ex-desembargador Sebastião Coelho.

O início da greve deve ocorrer com um número reduzido de caminhões parados e a expectativa dos organizadores é que o movimento cresça gradualmente, atingindo mais de 40 pontos do país. No entanto, algumas entidades informaram que não devem aderir, alegando falta de assembleias ou reuniões para decidir a paralisação.

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC), que representa a categoria na Câmara, manifestou-se contra o movimento, afirmando que a paralisação não resolve os problemas do transporte e busca apenas interesses próprios.

A última greve nacional da categoria ocorreu em 2018, durante o governo de Michel Temer, e durou dez dias. Na época, a paralisação gerou desabastecimento de combustíveis e alimentos, só sendo encerrada após acordo entre governo e caminhoneiros.

*Com informações do Metrópoles.

aaaaaaaaaaaa
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias