17/04/2025 — 03:55
  (Horário de Brasília)

Câmeras de monitoramento auxiliam na recuperação de seis veículos em Maricá em apenas cinco dias

Sistema de vigilância do Ciosp tem contribuído para a atuação integrada das forças de segurança e fortalecido a confiança da população na prevenção e combate ao crime

Compartilhe

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, recuperou e/ou apreendeu seis veículos em apenas cinco dias, entre os dias 3 e 7 de abril, com o auxílio das câmeras de monitoramento do Centro de Integração de Operações em Segurança Pública (Ciosp). As ocorrências, registradas em diferentes bairros da cidade, foram atendidas por equipes da Polícia Militar.

As ações fazem parte de uma estratégia de segurança pública que alia tecnologia e integração entre os órgãos de segurança. Atualmente, o município conta com 774 câmeras distribuídas por pontos estratégicos nos quatro distritos — Sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Dessas, diversas são câmeras de CFTV voltadas ao monitoramento e outras do tipo OCR, capazes de identificar placas de veículos e cruzar as informações com dados da Secretaria de Segurança.

Um dos casos ocorreu nesta segunda-feira (7), quando a equipe de plantão no Ciosp identificou um carro com registro de furto/roubo entrando em Maricá pela Serra do Mato Grosso, na divisa com Saquarema. O alerta foi repassado imediatamente aos agentes, que localizaram o automóvel na rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), nas proximidades do bairro Condado.

Outro caso, na última sexta-feira (4), envolveu um veículo com suspeita de clonagem. Após a identificação do carro trafegando pela Avenida Itaipuaçu, sentido Estrada dos Cajueiros, agentes do Proeis localizaram o automóvel entrando na garagem de um imóvel na Rua 87. O motorista foi abordado e preso em flagrante.

Com funcionamento 24 horas por dia, o Ciosp realiza o monitoramento em tempo real das imagens, acionando imediatamente as equipes responsáveis quando há suspeitas ou ocorrências em andamento. O serviço também é integrado com a central 190 e com demais forças de segurança que atuam na cidade, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

Além de contribuir diretamente para a recuperação de veículos, o sistema tem sido um importante aliado na solução de outros tipos de crimes, inclusive fora do município. Instituições de todo o estado do Rio de Janeiro solicitam imagens do Ciosp para auxiliar em investigações, reforçando a importância da tecnologia no apoio à segurança pública.

A prefeitura destaca que o investimento em tecnologia de monitoramento visa não apenas a repressão ao crime, mas também a prevenção, promovendo mais segurança e transparência nas ações executadas no município.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias