Uma operação realizada na noite desta quinta-feira (15) resultou na apreensão de aproximadamente 60 kg de camarão pescados ilegalmente na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio. A ação foi conduzida pela Superintendência da Guarda Marítima e Ambiental, com apoio de agentes da Guarda Civil de São Pedro da Aldeia, durante uma ronda de fiscalização no período do defeso.
Durante a força-tarefa, foram encontrados e apreendidos dois troles (redes móveis), uma rede de espera, além de uma embarcação equipada com motor de rabeta. Todo o material foi encaminhado à delegacia de Cabo Frio. O camarão recolhido foi doado ao Lar da Cidinha, em Cabo Frio, e à ONG Aldeia da Infância Feliz, em São Pedro da Aldeia.

A ronda preventiva e educativa percorreu pontos como Canal do Itajuru, Anjo Caído, Shopping Park Lagos, Praia das Palmeiras, Praia do Siqueira, Castelinho, Forte São Mateus e Passagem. A operação tem como base a Instrução Normativa nº 02, de 16 de maio de 2013, do Ministério da Pesca e Aquicultura, que estabelece o período de defeso de camarões e crustáceos entre 1º de abril e 30 de junho.
Segundo a Guarda Civil, o objetivo é reforçar a proteção ambiental da região e coibir a pesca predatória, que compromete a reprodução das espécies e o equilíbrio do ecossistema da laguna.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).