A Câmara Municipal de Cabo Frio vai realizar, na próxima terça-feira (11), uma sessão solene em celebração aos 410 anos de fundação da cidade, comemorados no dia 13 de novembro. O evento contará com a entrega de medalhas e dos tradicionais títulos de cidadania cabo-friense. Entre os homenageados está o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que foi indicado para receber o título de cidadão local.
A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Vagne Simão (Vaguinho), que justificou a escolha destacando “os feitos do governador em benefício da cidade de Cabo Frio”. O texto da proposição faz um breve resumo da trajetória política de Castro e ressalta sua atuação à frente do governo estadual.
A sessão acontece em meio ao julgamento, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de ações que pedem a cassação do mandato de Cláudio Castro. O governador é acusado de abuso de poder político e econômico, além de conduta vedada nas Eleições Gerais de 2022. As investigações apontam supostas irregularidades em contratações feitas pela Fundação Ceperj e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), incluindo a nomeação de funcionários fantasmas com fins eleitorais.
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) se manifestou a favor da cassação dos mandatos de Castro e de Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), além da declaração de inelegibilidade de ambos e de outros envolvidos. Segundo o parecer do vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, o grupo teria obtido vantagens indevidas para influenciar o resultado das urnas, comprometendo a legitimidade do pleito.
A ministra Isabel Gallotti, relatora do caso no TSE, votou pela cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro, além da convocação de novas eleições no estado. No entanto, o julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Antonio Carlos Ferreira. A votação deve ser retomada nas próximas semanas, dentro do prazo legal de até 90 dias.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






