A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou, na manhã desta sexta-feira (28), a Sessão Solene de entrega da Comenda Teixeira e Souza, uma das mais importantes homenagens culturais do município. A solenidade aconteceu no plenário da Casa Legislativa e reuniu autoridades, familiares e convidados para celebrar duas trajetórias marcantes da história cabo-friense: a da senhora Maria Sebastiana Gonçalves e a do senhor José Antunes Gonçalves.
A mesa de honra foi composta pelo vereador Luis Geraldo Simas de Azevedo; pelo prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho — neto do homenageado José Gonçalves; pelo vice-prefeito Miguel Alencar; pelo secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes; e pelo secretário municipal de Educação, Alfredo Gonçalves, vereador licenciado e filho do homenageado.
A cerimônia encerrou a programação oficial da Semana Teixeira e Souza, instituída pela Lei Municipal nº 1.106/1991. Durante a cerimônia, os homenageados receberam a comenda como reconhecimento por suas contribuições à sociedade cabo-friense.
Maria Sebastiana Gonçalves, de 85 anos, é moradora do bairro Manoel Corrêa e tem sua trajetória ligada à espiritualidade e à resistência cultural das religiões de matriz africana. Guardiã da Umbanda e referência em sua comunidade, foi destacada como símbolo de fé, força e cuidado coletivo.
“Minha mãe sempre prestou muita atenção nos seus filhos, criando dentro de uma comunidade e nos ensinou a amar muito essa cidade. Aqui nunca nos faltou nada. Sempre com muita fé, muito trabalho, conseguimos conquistar nosso espaço em Cabo Frio. Tenho certeza que minha mãe está muito feliz com essa homenagem”, afirmou Natalícia, filha da senhora Maria Sebastiana.
Já o senhor José Antunes Gonçalves, de 94 anos, é membro da Academia Cabo-friense de Letras, ex-presidente da 20ª Subseção da OAB/Cabo Frio e autor do livro “O Sal – Nossa Riqueza, Sua História, Minha Vida”, no qual registra memórias da antiga indústria salineira da cidade. Sua atuação no campo cultural, jurídico e educacional foi lembrada como exemplo de dedicação à história e à preservação das tradições locais.
“É um momento muito importante! Filho de Cabo Frio, amante dessa terra, eu vivo a história da nossa cidade. Toda história que procuramos guardar na memória é algo que levamos para as futuras gerações. Cabo Frio é a cidade-mãe da nossa Região dos Lagos, e temos que enaltecer essa história. Nossa cidade precisa ser engrandecida, e nós, cabo-frienses, precisamos ter amor a Cabo Frio. Uma cidade de filhos ilustres, entre eles Antônio Gonçalves Teixeira e Souza. Hoje estamos aqui perpetuando sua memória, através da Semana Teixeira e Souza, e que possamos ter mais momentos como este, para elevar o nome daqueles que construíram a história de nossa cidade”, declarou José Antunes Gonçalves, homenageado com a Comenda Teixeira e Souza.
Representando a Câmara Legislativa, o vereador Milton Alencar, presidente da Comissão de Turismo, Cultura e Patrimônio, destacou o compromisso da Semana Teixeira e Souza com o fortalecimento da produção literária e cultural da cidade.
“A Semana Teixeira e Souza foi criada pela necessidade de incentivar a produção cultural de Cabo Frio. Teixeira e Souza foi muito necessário. Ele não foi só o precursor da nossa literatura, mas também era um homem negro que viveu escravizado. Essa junção nos motivou a criar a Semana Teixeira e Souza, para promover a produção literária da nossa cidade. O objetivo principal é homenagear nosso escritor e motivar a produção literária local”, finalizou Milton.










