A Câmara Municipal de Cabo Frio publicou o edital de convocação para a eleição do Parlamento Juvenil 2025/2026. A iniciativa, que chega à sua sexta edição, tem como objetivo estimular a participação política e cidadã dos jovens, oferecendo uma vivência prática das atividades legislativas.
As inscrições para credenciamento das escolas interessadas em participar do projeto acontece até esta sexta-feira (9). Já os estudantes das escolas inscritas que desejarem concorrer às vagas poderão se inscrever entre segunda-feira (12) e o próximo dia 16, diretamente nas unidades de ensino.
O Parlamento Juvenil contará com 17 parlamentares juvenis titulares. Sendo o mesmo número de cadeiras da atual legislatura, além de 5 suplentes. Uma das vagas é destinada exclusivamente a um assistido da APAE, reafirmando o compromisso com a inclusão e a diversidade.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Vagne Simão, o Parlamento Juvenil é uma oportunidade única de formação cidadã. “Queremos aproximar a juventude do Legislativo, mostrando como funcionam os processos democráticos e incentivando o surgimento de novas lideranças para a nossa cidade”, destacou.
As campanhas internas nas escolas começam no dia 12 de maio, e as eleições serão realizadas no dia 20 de maio. A posse dos parlamentares juvenis está prevista para o dia 4 de junho, em sessão solene na sede da Câmara Municipal.
Durante o mandato, que se estende até o fim de 2026, os jovens eleitos participarão de sessões quinzenais, atividades de formação política, visitas técnicas e encontros com autoridades municipais, estaduais e federais, como forma de aprofundar o conhecimento sobre a administração pública.
Todas as informações detalhadas estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial número: 33/2025, no site oficial da Câmara de Cabo Frio ou através do link: https://transparencia.cabofrio.rj.leg.br/diariooficial/37
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).