O Legislativo de Arraial do Cabo aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei nº 097/2025, de autoria do Executivo, que cria o Programa Melhor Idade no município. A proposta tem como objetivo ampliar a dignidade e a valorização da pessoa idosa, com ações voltadas à integração social, prática de atividades físicas, reinserção no mercado de trabalho e incentivo à autonomia funcional.
Assim que sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial Eletrônico, a lei passará a valer. O programa ficará vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, com apoio das pastas de Saúde, Cultura e Economia Criativa, Turismo e Educação, Esporte, Lazer e Ciência e Tecnologia. A coordenação será realizada por um grupo gestor multissetorial, cabendo ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) acompanhar e fiscalizar a execução das ações.
Ramon Plácido, secretário de Desenvolvimento Social, acompanhou a votação e destacou a importância do projeto. Segundo ele, a aprovação abre caminho para novas políticas públicas voltadas ao cuidado e à qualidade de vida da população idosa. Ele antecipou que, já em outubro, começarão atividades como as aulas de hidroginástica na nova sede da secretaria.
Jocarly Alves Júnior, presidente do CMDDPI, também celebrou a decisão e afirmou que o programa busca assegurar autonomia, independência, igualdade de oportunidades e acesso a cuidados para os idosos. Ele reforçou que o conselho acompanhará de perto todas as etapas da execução.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.