A demora na entrega de exames feitos na carreta de atendimento móvel, em Cabo Frio, está gerando diversos questionamentos entre a população e, o que era para ser um serviço de apoio ao sistema de saúde durante as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, está causando mais dor de cabeça entre os pacientes. Muitos deles afirmam que enfrentaram uma longa espera e chegaram até a dormir na fila aguardando.
O Caminhão de Atendimento Móvel foi instalado no bairro Jardim Esperança e em Tamoios. Durante a passagem, ele ofereceu serviços de mamografia, densitometria óssea, oftalmologia, exames preventivos e ultrassonografia, na campanha do Outubro Rosa. Só em Tamoios, de acordo com o município, durante duas semanas, quase mil exames foram realizados por mulheres. Já para o Novembro Azul, foram oferecidos exames de ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia de próstata via abdominal, exame PSA para rastrear câncer de próstata, exame oftalmológico, densitometria óssea e eletrocardiograma.
Sem respostas, a população teme que os resultados já não sirvam mais quando forem entregues, e que todo o sufoco para conseguir a vaga, tenha sido em vão, visto que ainda existe uma demora para a marcação de consulta. O prazo dado foi de 15 a 20 dias, mas o ano já virou e pacientes ainda não tiveram retorno.
“Esse assunto tem me deixado muito chateada… aqui em Tamoios disseram que chegou resultados do novembro e o que quero, referente aos prometidos óculos e resultado da densitometria óssea… nada!! Por que prometem e não cumprem? Sofremos pra fazer os procedimentos”, disse uma paciente.
Em relatos nas redes sociais, outros pacientes também se queixam da demora e falta de retorno da Secretaria de Saúde.
Questionada, a Prefeitura de Cabo Frio informou que os exames realizados no Centro de Atendimento Móvel em Tamoios já começaram a ser entregues na Secretaria Adjunta de Saúde, localizada atrás do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD). Já para quem realizou os exames no bairro Jardim Esperança, poderá receber o resultado a partir desta quinta-feira (4), no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos.