17/09/2025 — 20:17
  (Horário de Brasília)

Cadastur em Saquarema passa a contemplar agricultores e comunidades tradicionais

Medida amplia representatividade do programa e fortalece a integração com a cadeia produtiva do turismo.

Compartilhe

O município de Saquarema anunciou que agricultores familiares, produtores rurais e comunidades tradicionais passam a integrar a Ação Cadastro Legal Saquarema – Cadastur. A medida amplia o alcance do programa, que até então contemplava apenas prestadores de serviços turísticos tradicionais.

O Cadastur é o sistema oficial do Ministério do Turismo para o registro de prestadores de serviços turísticos em todo o país. O cadastro é obrigatório para setores como agências de turismo, meios de hospedagem, guias, transportadoras turísticas, acampamentos, organizadoras de eventos e parques temáticos. Restaurantes, locadoras de veículos e outros segmentos podem participar de forma opcional.

A novidade permite que agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais passem a ter acesso ao sistema. Além da formalização, o cadastro garante inclusão em materiais de divulgação da Secretaria de Turismo e acesso ao FUNGETUR, linha de crédito voltada ao setor, que oferece capital de giro com condições diferenciadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, a iniciativa busca fortalecer o turismo em Saquarema e integrar produtores locais à cadeia turística, ampliando as oportunidades econômicas.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site cadastur.turismo.gov.br ou pelo WhatsApp da Secretaria, no número (22) 99984-4441.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias