Um caso de violência contra um cachorro da raça American Terrie foi registrado na manhã desta segunda-feira (1), em Búzios. O animal, que se chama Bradock, levou três facadas no pescoço após se estranhar com outro cachorro.
A ocorrência foi registrada por volta das 7h, no bairro Vila Verde. De acordo com Ewerton Moraes, tutor de Bradock, ele e a esposa foram acordados com os gritos de um casal de vizinhos, que o chamavam para socorrer o cão. Chegando ao portão, ele conta que o animal estava muito machucado e em cima de uma poça de sangue.
“Primeiramente pensamos que [ele] havia brigado com outro cachorro, no entanto, verificando as feridas, percebi que havia três perfurações de faca. Foi quando o deixei com a minha esposa para tentar descobrir o que havia acontecido”, explicou o tutor, pontuando que o animal não tem o costume de ficar sozinho na rua e que, na situação, ele teria pulado o muro. “Não sei se deixei alguma coisa ao lado do muro que serviu de apoio para ele pular, (…) mas quando dormi ele estava no quintal, o meu quintal é todo murado e o portão trancado”, complementou.
Ewerton conta que foi neste momento que encontrou um vizinho, o qual seria o agressor, que teria informado que Bradock se estranhou com o cachorro dele e, por isso, o esfaqueou. “Nesse momento, o pai do agressor saiu de sua residência com um facão em mãos. Mesmo ficando muito revoltado com a atitude, consegui manter a calma e ligar para a polícia. Enquanto a guarnição não chegava, levei meu cachorro até a clínica veterinária para receber socorro”, contou, destacando que o outro cão, também de grande porte, já teria avançado nele em outra situação, que foi defendido por Bradock.
Retornando para casa, Ewerton explica que encontrou a guarnição policial, que encaminhou todos para a 127ª DP (Búzios). De acordo com o relato, ele teria tido dificuldades ao registrar o boletim de ocorrência, pois, na unidade, “não se sabia como registrar o fato relatado”.
Por fim, o tutor conta que a ocorrência foi registrada como “omissão de cautela”. Revoltado, Ewerton disparou: “agora o agressor está impune, meu cachorro correndo risco de vida e eu com uma conta de R$ 3 mil que não sei como pagar”. O estado de Bradock é grave. No momento, ele se encontra internado e recebendo transfusão de sangue.
Diante da situação, o tutor abriu uma vaquinha on-line, com o objetivo de angariar fundos para custear o tratamento de Bradock. Interessados em ajudar com alguma quantia podem acessar este link e doar. Qualquer quantia é bem-vinda.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).