17/08/2025 — 18:50
  (Horário de Brasília)

Cachorro de bronze é furtado de escultura em Búzios

Peça fazia parte da obra “Criança e o cão”, da artista Cristina Motta, e foi serrada durante a madrugada de sábado (16)

Compartilhe

Na madrugada de sábado (16), a escultura “Criança e o cão”, instalada na Praça dos Ossos, em Búzios, foi alvo de furto. A peça retirada foi o cachorro de bronze que compunha a obra assinada pela artista plástica Cristina Motta. Segundo a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, o objeto foi serrado e levado do local.

O secretário Alan Martins Câmara esteve na praça após ser informado sobre o desaparecimento e relatou que acionou o secretário de Segurança Pública, Gláucio Moreira, para registrar ocorrência e buscar imagens de câmeras que possam ter flagrado a ação. Ele afirmou que a investigação tentará identificar o autor do crime e que a Prefeitura já entrou em contato com a artista para avaliar a reposição da peça.

A escultura, que integra o patrimônio artístico do município, retrata duas crianças e o cachorro Tango, animal de estimação de Cristina Motta. Uma das figuras infantis segura o livro Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne. Cristina Motta também é responsável pela criação da escultura da atriz Brigitte Bardot, ponto turístico na Orla de Búzios.

Alan Martins destacou que a reposição já está em análise junto à autora da obra. “Realmente foi furtado. Já combinei com o secretário de Segurança Pública que vamos registrar a ocorrência e tentar identificar se alguma câmera flagrou o momento do crime. Pelo que vi, a peça foi cerrada e levada”, disse. Em seguida, acrescentou: “A gente vai tentar localizar quem cometeu o furto. Mas também já conversamos com a autora para avaliar a reposição do cachorrinho”.

As autoridades reforçam que o furto de esculturas e monumentos configura crime contra o patrimônio público, e que, caso o responsável seja localizado, ele poderá ser responsabilizado judicialmente.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

Fonte: Folha de Búzios
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias