Motorista foi flagrado, em vídeo, por motociclista que passava no local.
Um carro foi flagrado abandonando um cachorro na via lateral da Avenida Amaral Peixoto no bairro Jardim Campomar, entre o Trevo de Rio das Ostras e o mercado Extra, nesta segunda (27). O vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais, mostra um veículo modelo Fiesta foi gravado por um motociclista que passava no local. No vídeo é possível ver um cão correndo desesperadamente atrás do carro que acelera fugindo do local. O condutor do carro ainda não foi identificado.
De acordo com o protetor e integrante da ONG Adote Rio das Ostras, Gilson Jardim, o “ato é vergonhoso e criminoso”. Ele comenta que o crime de abandono animal é amparado pela Lei Sansão e que a ONG levou para a 128º DP a placa do carro e o vídeo como provas do caso.
“A repercussão foi tão grande, que uma mulher em um dos grupos nas redes sociais se apresentou como a tutora. Ela disse que o animal é dela, havia fugido e ela estava indo ao local resgatá-lo. Mas ela é conhecida das pessoas envolvidas com a Causa Animal aqui da cidade por adotar animais, depois abandoná-los, falando que fugiram. Já abandonou vários. Está na ‘lista negra’ da proteção”, afirmou Gilson.
O animal ainda não foi encontrado.
O Portal RC24H não conseguiu contato com a delegacia de polícia da cidade.
O que diz a lei?
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98 e pode causar detenção, multa e proibição da guarda. Além disso, em setembro do ano passado, foi sancionada a Lei Federal nº 14.064/20, conhecida como “Lei Sansão”, que aumentou a pena de detenção, que antes era de até um ano, para dois até cinco anos para quem cometer esse crime.