Pelo segundo ano consecutivo, apesar da falta de investimentos, a Associação Desportiva Cabofriense (ADC Cabofriense/SEVEN7) alcançou a 6ª posição no ranking estadual dos clubes femininos de 2024. Os dados foram divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última sexta-feira (8).
O Flamengo lidera o ranking estadual com 8.056 pontos, seguido por Botafogo, Fluminense, Vasco da Gama, e Pérolas Negras. A Cabofriense, com 456 pontos, supera o Duque de Caxias, que está na sétima posição com 228 pontos. No ranking nacional, entre 111 grupos, a equipe ocupa a 92ª posição, ao lado de outras 11. A primeira posição é do Corinthians.
O coordenador do projeto é o professor Djalma, e o técnico atual é Matheus Passos. Ambos, juntamente com outros voluntários, incluindo o próprio treinador que viaja de São Pedro da Aldeia para dar aulas gratuitamente, sustentam o projeto.
Além disso, conversa com o Portal RC24h, o técnico Matheus contou que a prefeitura contribui apenas com a permissão para que a equipe utilize o Estádio Correão durante os treinos. Ele contou, ainda, que, por falta de verba, durante competições, a equipe busca patrocínio para cobrir despesas como arbitragem, transporte e equipamentos médicos.
O técnico enfatizou que “a equipe não participou de competições oficiais este ano devido à falta de verba, mas há planos de buscar parcerias para 2024, visando suportar os custos operacionais e auxiliar financeiramente as atletas”.
Atualmente, a equipe profissional da Cabofriense conta com mais de 60 atletas, começando a partir dos 12 anos. Além da equipe principal, há também equipes de base para jovens atletas. O projeto social incentiva a participação de todas as meninas e mulheres interessadas no futebol feminino. Os treinos acontecem às segundas-feiras, com horários distintos para diferentes faixas etárias.
Interessadas em participar podem entrar em contato com os responsáveis através do Instagram @cabofriense_seven7_feminino.








Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






