back to top
sexta-feira, julho 26, 2024
InícioRegião dos LagosCabo FrioCabo Frio vai proibir a permanência nas praias e lagoas

Cabo Frio vai proibir a permanência nas praias e lagoas

Medida vale a partir de quinta-feira (25). Prefeito José Bonifácio pede aos turistas que não viagem para a Região dos Lagos neste momento

A Prefeitura de Cabo Frio vai decretar a proibição da permanência de banhistas nas praias da cidade. A decisão foi tomada após reunião do Gabinete de Soluções na terça-feira (23). O prefeito José Bonifácio confirmou a informação ao Portal RC24h nesta quarta-feira (24).

O decreto deve ser publicado no decorrer do dia e, conforme Bonifácio, ainda não foi decidido se a prática de esportes individuais continuará liberada. A permanência em lagoas também está proibida.

“Eu vou me dirigir, de modo especial, ao cidadão do Rio de Janeiro e dos municípios da Baixada Fluminense: não venham para a Região dos Lagos neste feriado de 10 dias. Todas as medidas restritivas de acesso, principalmente ao município de Cabo Frio, já estarão sendo adotadas a partir desta quinta-feira. As praias estarão fechadas, tanto para o turista que, por acaso já esteja na cidade, quanto para o morador. E os acessos pelas estradas a Cabo Frio serão bloqueados”, explica o prefeito.

Segundo Bonifácio, haverá uma integração com outros municípios da região para a implantação de barreiras de controle nas estradas. O prefeito pediu a compreensão dos moradores e turistas neste momento crítico da pandemia da Covid-19.

“Os outros prefeitos da região estão, também, tomando medidas de bloqueio do acesso aos seus municípios, e também do fechamento das praias litorâneas e lacustres. Eu espero a compreensão de todos. Sempre recebemos o turista de braços abertos. Mas, neste momento, da grave pandemia que assola o Brasil, da alta taxa de contaminação, da possibilidade de não termos mais leitos para acomodar aqueles que estão precisando de UTI e de tratamento, não há outra decisão dos prefeitos, e de modo especial aqui, em Cabo Frio, senão o fechamento do acesso à nossa cidade.

O prefeito também informou que as medidas seguirão em vigor até o dia 4 de abril.

“É um apelo que faço. Você, morador do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense, que sempre foi recebido por nós, neste feriadão não venha pra cá. Fique na sua cidade. Essas medidas restritivas se estenderão até o dia 4 de abril. Espero a compreensão de todos”, disse ainda o prefeito.

Reunião foi realizada na noite desta terça-feira (23)

Gabinete de Soluções avalia cenário epidemiológico e debate medidas de combate à Covid-19

A Prefeitura de Cabo Frio realizou nesta terça-feira (23) a quinta reunião do Gabinete de Soluções de combate à Covid-19. Durante o encontro, que foi transmitido pelas redes sociais oficiais da Prefeitura, os representantes governamentais e da sociedade civil colocaram em discussão possíveis medidas restritivas e de bloqueio ao aumento de contágio do coronavírus, em decorrência da pandemia.

Coordenado pelo prefeito José Bonifácio, e com a presença da vice-prefeita Magdala Furtado, o gabinete pôs em pauta o cenário epidemiológico apresentado em Cabo Frio, sob a incidência da Covid-19. Mediante o decreto do município do Rio de Janeiro, com a aprovação de um feriado de 10 dias, a partir da próxima sexta-feira (26), o prefeito abordou a necessidade de uma ação conjunta entre os municípios da região.

“É uma situação grave e não são decisões fáceis nessa pandemia, precisamos sinalizar aos turistas que não é o momento de vir para Cabo Frio e para a Região dos Lagos. Tenho me reunido com os demais prefeitos para que possamos ter ações conjuntas de bloqueio, de fiscalização e que sejam efetivas. Ações que mandem um recado à Capital, sobre a vinda das pessoas nesse momento delicado para a saúde da população”, disse o prefeito José Bonifácio.

Durante o encontro, foram discutidos ainda temas como taxas de ocupação de leitos públicos e privados, a demanda de internação, medicamentos e oxigênio, os índices de contágio, medidas logísticas que permitam o bloqueio de acesso à cidade e impactos social e financeiro, entre outros pontos. A quinta reunião contou com a participação de secretários municipais, representantes de entidades comerciais, jurídicas, sindicatos municipais, de hospitais particulares, de bares, restaurantes e barraqueiros, entre outras representações.

Ainda na reunião, o prefeito sinalizou a entrada da Comsercaf, autarquia responsável pela limpeza urbana, no Comitê Executivo de combate à Covid-19. Nesta semana, o Comitê será coordenado pelo secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago.

Após avaliação das sugestões expostas no encontro, um novo decreto deverá ser publicado pela Prefeitura de Cabo Frio, de acordo com a atualização do cenário de combate à pandemia.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo