Cabo Frio terá mutirão intersetorial e atualização do Programa Auxílio Brasil

Ação acontecerá nesta quarta-feira (22) no Condomínio Monte Carlo, no bairro Jardim Esperança

361

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Cabo Frio vai realizar mais uma ação intersetorial de acompanhamento para as famílias beneficiadas pelo Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. Com apoio da Associação de Moradores, as atividades acontecerão das 9h às 16h, no Condomínio Monte Carlo (Minha Casa, Minha Vida), no bairro Jardim Esperança.

No local, equipes da Secretaria de Saúde vão identificar as crianças com atraso vacinal, e aplicar as vacinas de rotina. Serão vacinados, ainda, os adultos contra dupla viral (sarampo e rubéola). Haverá abordagens às mulheres com relação à coleta do exame do colo do útero e preventivo. 

Já a Secretaria de Assistência Social auxiliará os moradores na mudança do programa para Auxílio Brasil, e vai orientar as pessoas que precisam, por exemplo, inserir algum membro da família no cadastro do Governo Federal.

Os beneficiários de outros locais da cidade também podem participar. Para isso, basta comparecer no mutirão, apresentar cartão de vacina para as crianças, cartão do pré-natal em caso de gestantes, e cartão do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Quem tiver o Passaporte da Família também deve apresentar o documento.

Atualmente, o município possui 15.677 pessoas cadastradas no programa, no entanto, apenas 22% estão com o acompanhamento em dia. O programa é de transferência de renda condicionada, ou seja, é necessário que os beneficiários cumpram o acompanhamento familiar para o recebimento do auxílio. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem é beneficiário do programa.

“O serviço de atendimento está disponível em todas as unidades de saúde. Nós, da Secretaria de Saúde, ainda buscamos realizar mutirões para facilitar e reforçar a importância de manter o acompanhamento em dia. Essa atuação é em conjunto e contamos com a presença e participação de cada beneficiário”, explicou a gestora do programa social da Secretaria de Saúde, Cecília de Oliveira.

O serviço de acompanhamento do agora Programa Auxílio Brasil também é realizado nos postos de saúde; no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Devido à pandemia da covid-19, todos os protocolos de segurança e prevenção serão seguidos no espaço. Para evitar a proliferação da doença, é importante que cada cidadão utilize máscara cobrindo o nariz e a boca, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com álcool 70% e respeite o distanciamento social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui