O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a construção de um novo Centro de Socioeducação (Cense) em Cabo Frio, com capacidade para 40 adolescentes em regime de internação. A medida integra um pacote de R$ 53 milhões para a ampliação e reestruturação do sistema socioeducativo fluminense, que prevê a criação de oito novas unidades em diferentes municípios.
Além do novo Cense, Cabo Frio também será contemplada com a reforma da unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), voltada ao cumprimento de medidas socioeducativas em regime semiaberto. O objetivo do investimento é reduzir a superlotação nas atuais estruturas e permitir que os adolescentes permaneçam mais próximos de suas famílias, facilitando o processo de reintegração social.
A futura unidade funcionará em regime fechado e contará com salas de aula, quadra esportiva, posto de saúde e sistemas sustentáveis, como painéis solares. A proposta é oferecer um espaço mais adequado para o cumprimento das medidas, com foco na educação e ressocialização dos jovens.
Além de Cabo Frio, os municípios de São Gonçalo e Bangu também receberão novos Censes, com 40 vagas cada, totalizando 120 novas vagas em regime de internação. Já os novos Criaads serão implantados em Padre Miguel, Riachuelo, São Gonçalo e também em Cabo Frio, com 20 vagas cada, somando 80 vagas em regime semiaberto.
Outro destaque do pacote é a criação de uma unidade de internação provisória feminina na Ilha do Governador, com 19 vagas, voltada ao atendimento específico de adolescentes do sexo feminino em privação de liberdade.
Três unidades de semiliberdade — entre elas a de Cabo Frio — também serão transformadas em centros de internação, ampliando ainda mais a capacidade do sistema.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.