Cabo Frio será o anfitrião nesta terça-feira (4) do workshop regional “Defesa Civil Alerta”, promovido pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro para 12 municípios da Baixada Litorânea. Além dos órgãos municipais da região, o evento contará com a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec). O evento acontecerá das 8h30 às 12h, no auditório da Prefeitura, na Praça Tiradentes.
Nesta edição do workshop, o tema principal será a ferramenta para alerta de desastres via cell broadcast, novo sistema desenvolvido pela Defesa Civil Nacional para emissão de notificações emergenciais.
O recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem, que se sobrepõe à tela do aparelho das pessoas que estiverem no perímetro do disparo, sem requerer cadastro prévio. Cabo Frio já conta com essa ferramenta à disposição da população e dos turistas, reforçando as políticas de prevenção, sempre incentivadas pela gestão municipal e pela Defesa Civil cabo-friense. O envio de alertas é feito por meio da Plataforma de Envio de Alertas Públicos (Idap).
De acordo com o coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothávio, o fato de Cabo Frio estar apto para utilizar essa ferramenta de prevenção foi um dos diferenciais para a cidade ser escolhida como anfitriã.
“Seguindo as diretrizes e orientações do prefeito Dr. Serginho, entendemos a tecnologia como uma ferramenta importante para a gestão pública e o melhor atendimento à população. Por isso, nos antecipamos e fizemos o cadastro na Plataforma de Envio de Alertas Públicos (Idap), que permite a Cabo Frio utilizar o disparo de alertas via cell broadcast. Também estamos utilizando o sistema de informação do Estado, o Programa de Registro de Ocorrências em Defesa Civil (Prodec), realizando a informatização para um atendimento de emergência ainda mais rápido. Em virtude de já usarmos essas ferramentas, fomos contemplados para ser o município anfitrião do workshop regional, atuando como multiplicadores junto às demais cidades da Baixada Litorânea. Estamos muito satisfeitos e honrados, essa ferramenta é importante não só para Cabo Frio, mas para toda a região”, disse.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).