InícioRegião dos LagosCabo FrioCabo Frio se prepara para instituir Comitê de Saúde da População Negra

Cabo Frio se prepara para instituir Comitê de Saúde da População Negra

Ação faz parte das comemorações da Semana Tereza de Benguela, que termina nesta quarta (28)

O auditório da Prefeitura de Cabo Frio sediou, na tarde desta segunda-feira (26), uma reunião para discutir a criação de um Comitê Técnico Intersetorial de Saúde da População Negra na cidade. Entre as atribuições que serão de responsabilidade do órgão está planejar, elaborar e avaliar propostas de intervenção no que tange à promoção da equidade étnico-racial no acesso de atenção à saúde, envolvendo diversas instâncias e órgãos da administração pública.

A reunião foi mais uma atividade da Semana Tereza de Benguela, organizada pela Coordenadoria Geral de Promoção da Igualdade Racial e promovida em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, oficialmente comemorado dia 25 de julho.

Durante o encontro foram debatidos vários pontos para a criação do Decreto Municipal que vai instituir, oficialmente o Comitê Técnico Intersetorial de Saúde da População Negra, que tem como fundamento o Estatuto da Igualdade Racial, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, as pactuações oriundas das Conferências Nacionais de Saúde e as definições do Plano Nacional de Saúde, que recomendam a criação de Comissões Técnicas voltadas para o estudo e avaliação das condições de acesso à saúde pública da população negra.

Pautado sobre os pilares da intersetorialidade e da democratização da participação popular nos processos de formulação das políticas públicas, a ideia do governo municipal é que o comitê seja um espaço de diálogo e construção coletiva de propostas e ações com vistas à saúde integral da população negra cabo-friense.

Nesta segunda-feira (26) também aconteceu uma conferência on-line com as psicólogas Bárbara Gonzaga e Sulamita Rangel, com o tema “Saúde Mental da População Negra”. Na terça-feira (27), às 10h, também de forma virtual, será realizada uma oficina sobre mercado de trabalho, com o tema “Empreendedorismo das Pretas”, com as palestrantes Michele Silva e Daiane Pimentel. Na parte da tarde, às 15h, uma oficina de turbante será apresentada aos participantes, com Francine Olegário e Raoana Santos.

Finalizando a programação, na quarta (28), às 10h, uma palestra on-line vai debater o tema “Mulheres Negras na Cultura e na Educação: Uma Luta por Visibilidade”, com Mariana de Freitas, Rafaela Solano e Fábia Pereira.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content